Reflexões sobre o estágio docente em tempo de ensino remoto:

uma experiência com ensino de Matemática na Educação Básica

Autores

Resumo

O presente trabalho relata a experiência de uma estagiária da área de Matemática, do 5º semestre do curso de Ciências Exatas - Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul, junto a uma turma de Ensino Médio, durante o período de ensino remoto experienciado em 2020, em decorrência do distanciamento social, imposto como forma de conter a pandemia por Covid-19. O relato apresenta reflexões referentes às atividades realizadas na componente curricular de estágio denominada Cotidiano da Escola: Aulas de Monitoria; cujo desafio consistiu nos licenciandos promoverem interações com alunos da Educação Básica de modo a contribuir para a superação de suas dificuldades de aprendizagem. O texto apresenta um mapeamento das atividades desenvolvidas durante o estágio, com reflexões sobre a experiência que foi, ao mesmo tempo, uma oportunidade de formação continuada para os professores supervisores da Educação Básica. Ressalta-se que as ações desenvolvidas contribuíram de maneira significativa para a formação docente da licencianda, pois proporcionaram o ganho de experiência no exercício da docência.

Biografia do Autor

Márcio André Rodrigues Martins, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa (PPGEC/UNIPAMPA). Professor Associado II no Curso de Ciências Exatas – Licenciatura na mesma universidade.

Ângela Maria Hartmann, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Brasília (UnB). Professora titular no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa (PPGEC/UNIPAMPA). Professora Associada I no Curso de Ciências Exatas – Licenciatura na mesma universidade

Andreza Freitas Santos, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Graduanda em Ciências Exatas – Licenciatura, ênfase em Matemática, na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bolsista no Programa de Residência Pedagógica.

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Publicado

2021-12-21

Edição

Seção

Dossiê - Experiências síncronas e assíncronas no Ensino (artigos completos e relatos)