Reflexões sobre o estágio docente em tempo de ensino remoto:

uma experiência com ensino de Matemática na Educação Básica

Autores/as

Resumen

O presente trabalho relata a experiência de uma estagiária da área de Matemática, do 5º semestre do curso de Ciências Exatas - Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa, Campus Caçapava do Sul, junto a uma turma de Ensino Médio, durante o período de ensino remoto experienciado em 2020, em decorrência do distanciamento social, imposto como forma de conter a pandemia por Covid-19. O relato apresenta reflexões referentes às atividades realizadas na componente curricular de estágio denominada Cotidiano da Escola: Aulas de Monitoria; cujo desafio consistiu nos licenciandos promoverem interações com alunos da Educação Básica de modo a contribuir para a superação de suas dificuldades de aprendizagem. O texto apresenta um mapeamento das atividades desenvolvidas durante o estágio, com reflexões sobre a experiência que foi, ao mesmo tempo, uma oportunidade de formação continuada para os professores supervisores da Educação Básica. Ressalta-se que as ações desenvolvidas contribuíram de maneira significativa para a formação docente da licencianda, pois proporcionaram o ganho de experiência no exercício da docência.

Biografía del autor/a

Márcio André Rodrigues Martins, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa (PPGEC/UNIPAMPA). Professor Associado II no Curso de Ciências Exatas – Licenciatura na mesma universidade.

Ângela Maria Hartmann, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Brasília (UnB). Professora titular no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa (PPGEC/UNIPAMPA). Professora Associada I no Curso de Ciências Exatas – Licenciatura na mesma universidade

Andreza Freitas Santos, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Graduanda em Ciências Exatas – Licenciatura, ênfase em Matemática, na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Bolsista no Programa de Residência Pedagógica.

Citas

ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas-Educação, v. 8, n. 3, p. 348-365, 2020.

ARRUDA, E. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.

BORSSOI, B. O estágio na formação docente: da teoria à prática, ação-reflexão. Simpósio Nacional de Educação: Semana da Pedagogia, v. 20, 2008.

BONDÍA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação, n. 19, p. 20-28, 2002.

CABRAL. C. Formação continuada e prática educativa: uma relação de (re)construção dos zaberes. In: Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão. Recife, v. 8, n. 8. Senac/PE, 2014.

CUNHA, A. M.; KRASILCHIK, M. A formação continuada de professores de ciências: percepções a partir de uma experiência. In: Anais ANDEP, 2000. Disponível em: <http://23reuniao.anped.org.br/textos/0812t.PDF>; Acesso em: 20 de nov. 2021.

FLEMMING, D.; LUZ, E.; COELHO, C. Desenvolvimento de material didático para educação a distância no contexto da educação matemática. In: Anais eletrônicos do VII Seminário Internacional de Educação a Distância, 2000.

HODGES, C.; TRUST, T.; MOORE, S.; BOND, A.; LOCKEE, B. As diferenças entre o aprendizado online e o ensino remoto de emergência. Revista da escola, professor, educação e tecnologia, v. 2, n.1, 2020.

MORAN, J. M. Contribuições para uma pedagogia da educação online. Educação online: teorias, práticas, legislação, formação corporativa, v. 4, p. 41-52, 2003.

PIMENTA, S.; LIMA, M. S. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis. v. 3, n. 3 e 4, p.5-24, 2005/2006.

PEREIRA, G. H.; SCHIMIGUEL, J. Implantação de um modelo sustentado de ensino híbrido em Matemática baseado na proposta de um quadro adaptativo. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 9, n. 3, p. 163-182, 28 jun. 2018.

SCHÖN, D. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000, 256p.

SCHRAMM, S. O pensar educação em Paulo Freire. (Online). Disponível em:<http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/852-2.pdf>. Aceso em: 15 de set. 2021.

SCHIEHL, E.; GASPARINI, I. Contribuições do Google Sala de Aula para o Ensino Híbrido. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 14, n. 2, 2016.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 5, p. 5-24, 2000.

UNIPAMPA. Universidade Federal do Pampa. Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Exatas – Licenciatura. 2019. Disponível em: <https://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/104/9/PPC_CienciasExatas_2019.pdf>. Acesso em: 20 out. 2021.

VALENTE, G. et al. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, 2020.

WEFFORT, M. Observação, registro, reflexão. São Paulo: Espaço Pedagógico, 1996.

Publicado

2021-12-21

Número

Sección

Dossiê - Experiências síncronas e assíncronas no Ensino (artigos completos e relatos)