Scratch: introdução à programação através da história interativa para alunos do 4º ano do ciclo Interdisciplinar utilizando a plataforma Google Classroom

Autores

Resumo

No último ano, devido a pandemia, as escolas tiveram que se organizar e reorganizar com o uso da tecnologia, fazendo parte do cotidiano de maneira eficaz. Nesse contexto, o presente trabalho teve o objetivo de realizar um estudo sobre o uso do Scratch no processo de aprendizagem, criando uma história interativa, a partir de interações na plataforma Google Classroom. Essa atividade foi realizada com alunos do 4º ano do ciclo Interdisciplinar, numa Escola Pública da Prefeitura Municipal de São Paulo. Realizou-se um estudo de caso, cujos dados foram obtidos através de observações da professora e aplicação de um questionário. Com os dados obtidos foi possível constatar que a história interativa com o Scratch foi bem aceita pelos alunos e que o uso da plataforma Google Classroom potencializou a interação e colaboração entre estudantes e professora, despertando o interesse na linguagem de programação através de história interativa.

 

Biografia do Autor

Paola Mazzaro, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Tecnologias Computacionais Aplicadas ao Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul.  Atualmente é coordenadora pedagógica na Prefeitura Municipal de São Paulo.

Juliano Schimiguel, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutor e Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Também é professor do Centro Universitário Anchieta (Unianchiete) e associado profissional no PECEGE na Universidade de São Paulo (USP/Esalq).

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Publicado

2021-12-21

Edição

Seção

Dossiê - Experiências síncronas e assíncronas no Ensino (artigos completos e relatos)