Scratch: introdução à programação através da história interativa para alunos do 4º ano do ciclo Interdisciplinar utilizando a plataforma Google Classroom

Autores/as

Resumen

No último ano, devido a pandemia, as escolas tiveram que se organizar e reorganizar com o uso da tecnologia, fazendo parte do cotidiano de maneira eficaz. Nesse contexto, o presente trabalho teve o objetivo de realizar um estudo sobre o uso do Scratch no processo de aprendizagem, criando uma história interativa, a partir de interações na plataforma Google Classroom. Essa atividade foi realizada com alunos do 4º ano do ciclo Interdisciplinar, numa Escola Pública da Prefeitura Municipal de São Paulo. Realizou-se um estudo de caso, cujos dados foram obtidos através de observações da professora e aplicação de um questionário. Com os dados obtidos foi possível constatar que a história interativa com o Scratch foi bem aceita pelos alunos e que o uso da plataforma Google Classroom potencializou a interação e colaboração entre estudantes e professora, despertando o interesse na linguagem de programação através de história interativa.

 

Biografía del autor/a

Paola Mazzaro, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Tecnologias Computacionais Aplicadas ao Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul.  Atualmente é coordenadora pedagógica na Prefeitura Municipal de São Paulo.

Juliano Schimiguel, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutor e Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Também é professor do Centro Universitário Anchieta (Unianchiete) e associado profissional no PECEGE na Universidade de São Paulo (USP/Esalq).

Citas

BACICH, L; MORAN, J. Metodologias ativas para uma Educação Inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

DIAS, R.; LOPES, T. O uso do Scratch no ensino de Ciências com uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental numa escola municipal de Xinguara/PA. Redin – Revista Educacional Interdisciplinar, Taquara/RS, v.9, n.1, p. 224-235, 2020.

FONSECA, C.; VAZ, J. O uso do Google Sala de Aula como ferramenta de apoio na Educação. In: XXI Encuentro Internacional Virtual Educa, Lima/Peru, 2019. Disponível em: <https://encuentros.virtualeduca.red/storage/ponencias/peru2019/M9xoErU9hoSgmblVcLkwKCJS79kUFdALJKOxss1O.pdf>. Acesso em: 05 de jun. 2021.

MALONEY, J. et al. The Scratch Programming Language and Environment. ACM Transactions on Computing Education, Nov., 2010. Disponível em: <https://web.media.mit.edu/~jmaloney/papers/ScratchLangAndEnvironment.pdf>. Acesso em: 05 de jun. 2021.

MARTINELLI, S. O Projeto Scratch Brasil: Uma iniciativa em prol da Informática Educativa. 142 f. Monografia (Graduação) - Curso de Ciência da Computação, IIES - Instituto Itapetiningano de Ensino Superior, Itapetininga, 2014.

________. Proposta de uso do scratch como recurso alternativo para o ensino de lógica de programação em curso EaD. In: LEITE, J. et al. (Orgs). Tecnologia em EaD: métodos e práticas. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015, p. 221-248.

MORAN, J. M.A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.

________. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na educação: teoria & prática, v. 3, n. 1, set. 2000. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/6474/3862>. Acesso em: 06 de jun. 2021.

RODEGHIERO, C.; SPEROTTO, R; ÁVILA, C. Aprendizagem criativa e Scratch: possibilidades metodológicas de inovação no Ensino Superior. Momento: diálogos em Educação, v. 27, n. 1, jan./abr., p. 188-207, 2018

SCHENEIDERS, L.A. O método da sala de aula invertida (flipped classroom). Lajeado: Ed. da Univates, 2018.

SOUZA, A.; SOUZA, F. Uso da Plataforma Google Classroom como ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem: Relato de aplicação no ensino médio. Monografia (Licenciatura) - Ciências da Computação. Centro de Ciências Aplicadas e Educação, Universidade Federal da Paraíba, 2016.

VALENTE, J. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, n. 4, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/er/a/GLd4P7sVN8McLBcbdQVyZyG/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 09 de jun. 2021.

Publicado

2021-12-21

Número

Sección

Dossiê - Experiências síncronas e assíncronas no Ensino (artigos completos e relatos)