Scratch: introduction to programming through interactive story for 4th grade students of the Interdisciplinary cycle using Google Classroom

Authors

Abstract

In the last year, due to the pandemic, schools had to organize and reorganize with the use of technology, being part of their daily lives in an effective way. In this context, the present work aimed to carry out a case study using Scratch in the learning process, creating an interactive story through the Google Classroom platform. The activity was conducted with students from the 4th grade of an Elementary cycle, in a Public School of the Municipality of São Paulo. A case study was carried out, whose data were obtained through observations and questionnaires. With data obtained it was possible to verify that the interactive history with Scratch was well accepted by the students and that the use of the Google Classroom platform enhanced the interaction and collaboration between students and teacher, arousing the interest of students in programming interactive story.

Author Biographies

Paola Mazzaro, Universidade Cruzeiro do Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Tecnologias Computacionais Aplicadas ao Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul.  Atualmente é coordenadora pedagógica na Prefeitura Municipal de São Paulo.

Juliano Schimiguel, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutor e Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul. Também é professor do Centro Universitário Anchieta (Unianchiete) e associado profissional no PECEGE na Universidade de São Paulo (USP/Esalq).

References

BACICH, L; MORAN, J. Metodologias ativas para uma Educação Inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

DIAS, R.; LOPES, T. O uso do Scratch no ensino de Ciências com uma turma do oitavo ano do Ensino Fundamental numa escola municipal de Xinguara/PA. Redin – Revista Educacional Interdisciplinar, Taquara/RS, v.9, n.1, p. 224-235, 2020.

FONSECA, C.; VAZ, J. O uso do Google Sala de Aula como ferramenta de apoio na Educação. In: XXI Encuentro Internacional Virtual Educa, Lima/Peru, 2019. Disponível em: <https://encuentros.virtualeduca.red/storage/ponencias/peru2019/M9xoErU9hoSgmblVcLkwKCJS79kUFdALJKOxss1O.pdf>. Acesso em: 05 de jun. 2021.

MALONEY, J. et al. The Scratch Programming Language and Environment. ACM Transactions on Computing Education, Nov., 2010. Disponível em: <https://web.media.mit.edu/~jmaloney/papers/ScratchLangAndEnvironment.pdf>. Acesso em: 05 de jun. 2021.

MARTINELLI, S. O Projeto Scratch Brasil: Uma iniciativa em prol da Informática Educativa. 142 f. Monografia (Graduação) - Curso de Ciência da Computação, IIES - Instituto Itapetiningano de Ensino Superior, Itapetininga, 2014.

________. Proposta de uso do scratch como recurso alternativo para o ensino de lógica de programação em curso EaD. In: LEITE, J. et al. (Orgs). Tecnologia em EaD: métodos e práticas. João Pessoa: Editora da UFPB, 2015, p. 221-248.

MORAN, J. M.A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.

________. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na educação: teoria & prática, v. 3, n. 1, set. 2000. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/article/view/6474/3862>. Acesso em: 06 de jun. 2021.

RODEGHIERO, C.; SPEROTTO, R; ÁVILA, C. Aprendizagem criativa e Scratch: possibilidades metodológicas de inovação no Ensino Superior. Momento: diálogos em Educação, v. 27, n. 1, jan./abr., p. 188-207, 2018

SCHENEIDERS, L.A. O método da sala de aula invertida (flipped classroom). Lajeado: Ed. da Univates, 2018.

SOUZA, A.; SOUZA, F. Uso da Plataforma Google Classroom como ferramenta de apoio ao processo de ensino e aprendizagem: Relato de aplicação no ensino médio. Monografia (Licenciatura) - Ciências da Computação. Centro de Ciências Aplicadas e Educação, Universidade Federal da Paraíba, 2016.

VALENTE, J. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, n. 4, 2014. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/er/a/GLd4P7sVN8McLBcbdQVyZyG/abstract/?lang=pt>. Acesso em: 09 de jun. 2021.

Published

2021-12-21

Issue

Section

Dossiê - Experiências síncronas e assíncronas no Ensino (artigos completos e relatos)