Efeitos da adoção de ferramentas de TIC no ensino remoto durante a pandemia do Coronavírus:

o caso de uma IES do Vale do Paranhana

Autores

Resumo

No ano de 2020, em decorrência da pandemia do coronavírus, a área da educação foi impactada em todos os seus níveis. Alunos deixaram de frequentar aulas presenciais e instituições de ensino passaram a adotar aulas remotas mediadas por tecnologias de informação e comunicação (TIC). A presente pesquisa, realizada em duas etapas, examina os efeitos da adoção de ferramentas de TIC no processo de ensino e aprendizagem baseado em atividades não presenciais, junto a gestores, professores e alunos de uma instituição de ensino superior (IES). Esta pesquisa analisa inicialmente o conteúdo de entrevistas individuais realizadas com os gestores da IES acerca das dificuldades e decisões. Na sequência, os dados coletados junto a professores e alunos foram analisados por meio do software SPSS, com a utilização de medidas de tendência central, para examinar as variáveis em cada grupo de respondente, e de análise fatorial exploratória, para identificar a existência de fatores distintos entre os grupos. Os resultados revelam como gestores, professores e alunos foram impactados pela pandemia e apontam aspectos a serem considerados em decisões futuras, com o objetivo de minimizar eventuais efeitos negativos.

Biografia do Autor

Marley de Almeida Tavares Rodrigues, Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)

Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professora Assistente nas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e pesquisadora no Grupo de Estudos da Indústria Criativa para o Desenvolvimento Regional junto ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara (INCRIA – PPGDR/Faccat).

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Publicado

2021-12-21

Edição

Seção

Dossiê - Experiências síncronas e assíncronas no Ensino (artigos completos e relatos)