Efeitos da adoção de ferramentas de TIC no ensino remoto durante a pandemia do Coronavírus:

o caso de uma IES do Vale do Paranhana

Autores/as

Resumen

No ano de 2020, em decorrência da pandemia do coronavírus, a área da educação foi impactada em todos os seus níveis. Alunos deixaram de frequentar aulas presenciais e instituições de ensino passaram a adotar aulas remotas mediadas por tecnologias de informação e comunicação (TIC). A presente pesquisa, realizada em duas etapas, examina os efeitos da adoção de ferramentas de TIC no processo de ensino e aprendizagem baseado em atividades não presenciais, junto a gestores, professores e alunos de uma instituição de ensino superior (IES). Esta pesquisa analisa inicialmente o conteúdo de entrevistas individuais realizadas com os gestores da IES acerca das dificuldades e decisões. Na sequência, os dados coletados junto a professores e alunos foram analisados por meio do software SPSS, com a utilização de medidas de tendência central, para examinar as variáveis em cada grupo de respondente, e de análise fatorial exploratória, para identificar a existência de fatores distintos entre os grupos. Os resultados revelam como gestores, professores e alunos foram impactados pela pandemia e apontam aspectos a serem considerados em decisões futuras, com o objetivo de minimizar eventuais efeitos negativos.

Biografía del autor/a

Marley de Almeida Tavares Rodrigues, Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)

Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Professora Assistente nas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) e pesquisadora no Grupo de Estudos da Indústria Criativa para o Desenvolvimento Regional junto ao Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara (INCRIA – PPGDR/Faccat).

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Publicado

2021-12-21

Número

Sección

Dossiê - Experiências síncronas e assíncronas no Ensino (artigos completos e relatos)