A experiência dos professores do ensino remoto de química na EPT ao aderirem ao ensino remoto emergencial na pandemia Covid-19

Autores

Resumo

Com a pandemia da Covid-19, o sistema de ensino desenvolveu estratégias para dar continuidade às aulas. Neste contexto, o estudo visa compreender a experiência de professores de Química da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) ao aderirem ao Ensino Remoto Emergencial (ERE) durante a pandemia. O trabalho consiste num estudo de campo de caráter qualitativa e quantitativo. O instrumento de coleta de dados foi um questionário, enviado a professores de diferentes Estados do Brasil e que exercem atividade na EPT. Os dados qualitativos foram categorizados, a posteriori. Os professores afirmam que a experiência foi desafiadora, principalmente quanto ao uso das TIC, mas que o apoio institucional e formações foi importante para adequar o ensino e a aprendizagem ao ERE.

Biografia do Autor

Josiane Bertoldo Piovesan, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Ana Maria da Luz Schollmeier, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialização em Educação Ambiental pela mesma universidade.

Suzel Lima da Silva, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda em Educação Profissional e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Maria (USFM). Especialização no Programa de Residência Multiprofissional em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde, com ênfase em Hemato-Oncologia pela mesma universidade.

Claudia Smaniotto Barin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Pós-doutora em Eletroquímica pelo Instituto de Química de São Carlos na Universidade de São Paulo (IQSC/USP) e pós-doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutora em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria (USFM) e coordenadora do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica (CTISM/UFSM).

Referências

ALVES, J.; FARIA. B.; LEMOS, P.; COSTA, C.; SILVA, C.; OLIVEIRA, R. Ciências na pandemia: uma proposta pedagógica que envolve interdisciplinaridade e contextualização. Revista Thema, [S.l.] v. 18. Edição Especial, p 184-203, 2020. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1850/1566. Acesso em: 16 mer. 2021.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 229 p., 2011.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB, 2013.

CIPRIANO, J.; ALMEIDA, L. Educação em tempos de pandemia: análises e implicações na saúde mental do professor e aluno. In: VI Congresso Nacional de Educação (CONEDU), Anais do VII CONEDU – Educação como (re)Existência, Maceió, out., v.1, 2020.

SILVA, F. N.; SILVA, R. A.; RENATO, G.; SUART, R. Concepções de professores dos cursos de Química sobre as atividades experimentais e o Ensino Remoto Emergencial. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–21, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.24727. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/24727. Acesso em: 11 set. 2021.

DA SILVA, I.; DA SILVA PRATES, T.; RIBEIRO, L. As Novas Tecnologias e aprendizagem: desafios enfrentados pelo professor na sala de aula. Em Debate, n.15, p.107-123, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/emdebate/article/view/1980-3532.2016n15p107/33788>. Acesso em: 09 mai. 2021.

DA SILVA, D.; SIMON, F. Abordagem quantitativa de análise de dados de pesquisa: construção e validação de escala de atitude. Cadernos Ceru, v. 16, n.1, p.11-27, 2005.

DE OLIVEIRA, R.; CORRÊA, Y.; MORÉS, A. Ensino remoto emergencial em tempos de covid-19: formação docente e tecnologias digitais. Revista Internacional de Formação de Professores, v. 5, n.1, p. e020028-e020028, 2020.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.; PERNAMBUCO, M. Ensino de Ciências: fundamentos e Métodos. São Paulo: Ed. Cortez, 2011.

FIORI, R.; GOI, M. O Ensino de Química na plataforma digital em tempos de Coronavírus. Revista Thema, Edição Especial, v. 18, n.1, p.218-242, 2020. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1807/1570. Acesso em: 11 mai. 2021

GIL, A.C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. São Paulo: Atlas, 1999.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional, formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2011.

MARTINS, A.; QUINTANA, A.; QUINTANA, C. O uso da webconferência na disseminação e avaliação do conhecimento em ead: relato de experiência. Revista Paidéi@-Revista Científica de Educação a Distância, v.12, n.21, p.181-193, 2020. Disponível em: <https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/968>. Acesso em: 09 mar. 2021.

MORAN, J. M.; MASETTO, M. T.; BEHRENS, M.A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.

MOREIRA, J.A.; SCHLEMMER, E. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v.20, 2020.

NETO, H. M.; BEZARRA, R. M.; NASCIMENTO, F. M. S. Objetos de aprendizagem como facilitadores na construção do conhecimento da química no ensino médio. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 32 (XXXII RASBQ), 2009, Fortaleza. Atas... Ceará, 2009.

OLIVEIRA, S.; SILVA, O.; DE OLIVEIRA SILVA, M.J. Educar na incerteza e na urgência: implicações do ensino remoto ao fazer docente e a reinvenção da sala de aula. Interfaces Científicas-Educação, v.10, n.1, p.25-40, 2020. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9239/4127>. Acesso em: 16 mar. 2021.

PACHIEGA, M.D.; MILANI, D.R. Pandemia, as reinvenções educacionais e o mal-estar docente: uma contribuição sob a ótica psicanalítica. Dialogia, São Paulo, n.36, p. 220-234, set./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18323. Acesso em: 25 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-21

Edição

Seção

Dossiê - Experiências síncronas e assíncronas no Ensino (artigos completos e relatos)