Metodologias ativas, tecnologias digitas e ferramentas metacognitivas:

um curso de formação continuada

Autores/as

Resumen

Os recursos tecnológicos e as metodologias ativas têm oferecido novas possibilidades para o desenvolvimento dos processos de ensinar e aprender, sendo essencial investir na formação docente à luz da utilização integrativa desses elementos. Logo, este estudo visa analisar as percepções de professores sobre a implementação de Metodologias Ativas, Tecnologias Digitais (TD) e Ferramentas Metacognitivas como suporte ao trabalho docente. Realizou-se um curso de formação teórico e prático com 21 professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Sapucaia do Sul/RS. Os dados, dessa pesquisa de procedimento estudo de caso e abordagem de métodos mistos, foram constituídos via questionário de mapeamento, questões pré-atividade e pós-atividade e a atividade reflexiva, e analisados pelo método interpretativo-dedutivo, análise de frequência e Qui-quadrado. Os resultados, indicam que, embora os professores tenham mostrado receptividade às metodologias ativas e as TD, houve resistência e dificuldade no uso de ferramentas metacognitivas. A formação continuada é essencial para que os docentes aprimorem suas práticas, suprindo lacunas deixadas pela formação inicial.

Palavras-chave: Formação de professores; Educação Infantil; Ensino Fundamental; Recursos Tecnológicos.

Biografía del autor/a

Caroline Medeiros Martins de Almeida, Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil com período sanduíche pelo PDSE/CAPES na Universidade do Porto - Portugal (2018). Pós-Doutorado pelo PNPD/CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil. Atualmente é professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Educacional na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, integrando a linha de pesquisa Gestão Escolar e Universitária. Participa do setor da Formação Docente, no Núcleo de Inovação, Avaliação e Formação - NIAF na UNISINOS.

Liliane de Fátima Grein, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática na Universidade Federal do Paraná (PPGECM/UFPR). Mestra em Gestão Educacional pela Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos). Supervisora do Setor de Comunicação do Colégio Medianeira (Curitiba/PR).

Everton Bedin, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Pós-Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e, também, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática(PPGECM).

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Publicado

2024-11-26