A percepção de um grupo de professoras sobre a participação das crianças em uma escola de Educação Infantil

Autores/as

Resumen

Este artigo decorre da pesquisa institucional “O ensinar da infância à idade adulta: olhares de professores e alunos” e apresenta um recorte da pesquisa intitulada “A representação do olhar da criança sobre a Escola de Educação Infantil”, subsidiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS. Os objetivos centrais foram investigar a representação do olhar da criança sobre a escola, bem como aprimorar o cotidiano de uma escola de Educação Infantil da rede pública de ensino do município de Lajeado/RS. O recorte apresentado neste texto contempla a análise das entrevistas realizadas com as professoras que exercem a sua docência junto à escola lócus da pesquisa. Ao escutar o que elas têm a dizer sobre a participação das crianças no cotidiano da Escola de Educação Infantil, percebe-se que uma postura sensível potencializa as práticas docentes, uma vez que possibilita planejar e criar situações de aprendizagem “para” e “com” as crianças. Tal participação pode contribuir para o aperfeiçoamento da proposta pedagógica, trazendo à tona discussões que muitas vezes passam despercebidas numa visão de mundo unicamente adultocêntrica.

Palavras-chave: Educação Infantil; Professores; Participação das crianças.

Biografía del autor/a

Cláudia Inês Horn, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Doutora em Educação pela Universidade do Rio dos Sinos (Unisinos). Professora e pesquisadora da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Líder do GT3 Participação das crianças no cotidiano da Escola de Educação Infantil e da Cidade, subsidiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e vinculado à Pesquisa Institucional “O ensinar da infância à idade adulta: olhares de professores e alunos".

Jacqueline Silva da Silva, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade do Vale do Taquari  (Univates), onde atua nas licenciaturas, no Programa de Pós-Graduação: Mestrado e Doutorado em Ensino da Universidade do Vale do Taquari (PPGEnsino/Univates) e no Programa de Pós-Graduação: Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE/Univates).

Lara Brum Ramalho, Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Taquari (Univates) Professora no Colégio Curupira no município de Garopaba/SC. Pesquisadora voluntária do GT3 Participação das crianças no cotidiano da Escola de Educação Infantil e da Cidade, subsidiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS) e vinculado à pesquisa institucional “O ensinar da infância à idade adulta: olhares de professores e alunos”.

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Publicado

2024-11-26