A percepção de um grupo de professoras sobre a participação das crianças em uma escola de Educação Infantil
Resumen
Este artigo decorre da pesquisa institucional “O ensinar da infância à idade adulta: olhares de professores e alunos” e apresenta um recorte da pesquisa intitulada “A representação do olhar da criança sobre a Escola de Educação Infantil”, subsidiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS. Os objetivos centrais foram investigar a representação do olhar da criança sobre a escola, bem como aprimorar o cotidiano de uma escola de Educação Infantil da rede pública de ensino do município de Lajeado/RS. O recorte apresentado neste texto contempla a análise das entrevistas realizadas com as professoras que exercem a sua docência junto à escola lócus da pesquisa. Ao escutar o que elas têm a dizer sobre a participação das crianças no cotidiano da Escola de Educação Infantil, percebe-se que uma postura sensível potencializa as práticas docentes, uma vez que possibilita planejar e criar situações de aprendizagem “para” e “com” as crianças. Tal participação pode contribuir para o aperfeiçoamento da proposta pedagógica, trazendo à tona discussões que muitas vezes passam despercebidas numa visão de mundo unicamente adultocêntrica.
Palavras-chave: Educação Infantil; Professores; Participação das crianças.
Citas
AGOSTINHO, K. Pensar a participação infantil nos contextos de educação infantil. In: LASA, 2009.
AGOSTINHO, K. A educação infantil com a participação das crianças: algumas reflexões. Da Investigação às Práticas, Estudos de Natureza Educacional. v. 6, n. 1, p. 69 – 86, 2016. Disponível em: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/90. Acesso em: 13 jun. 2023.
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2000.
BARBOSA, M. C. Por amor e por força: rotinas na educação infantil. Porto Alegre: ARTMED, 2006.
BARBOSA, M. C.; HORN, M. da G. Projetos pedagógicos na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2001.
BARBOSA, M. C.; HORN, M. da G. A cada dia a vida na escola com as crianças pequenas nos coloca novos desafios. In: ALBUQUERQUE, S., FELIPE, J. e CORSO, J. (organizadoras). Para pensar a docência na educação infantil. Porto Alegre: Editora Evangraf, 2019.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2012.
BORBA, A. Culturas da infância nos espaços-tempos do brincar: estratégias de participação e construção da ordem social em um grupo de crianças de 4-6 anos. Momento - Diálogos em Educação, v. 18, n. 1, p. 35–50, 2008. Disponível em: https://periodicos.furg.br/momento/article/view/749. Acesso em: 20 maio. 2023.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov. br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 05 mai. 2023.
CERISARA, A. B. Em busca do ponto de vista das crianças nas pesquisas educacionais: primeiras aproximações. In: SARMENTO, M.; CERISARA, A. Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Lisboa: Asa, 2004.
COHN, C. Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
FERNANDES, N. A participação infantil em foco: uma entrevista com Natália Fernandes. Revista Psicologia em Estudo, Maringá, v. 21, n. 1, p.187-194, jan./mar. 2016. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/PsicolEstud/article/view/28430/pdf. Acesso em: 13 jun. 2023.
FREIRE, I. Cidadania da criança: escola e sociedade como palcos de participação. EDUSER: revista de educação, Vol. 3 n. 2, p. 17-26, 2011. Disponível em: https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/33. Acesso em 13 jun. 2023.
GONSALVES, E. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Alínea, 2001.
HORN, C. Os saberes das crianças no contexto escolar da educação infantil. In: MUNHOZ, A.et al. (Orgs.). Diálogos na Pedagogia: coletâneas. Lajeado: Ed. Univates, 2012. v. 3. E-book. Disponível em: https://www.univates.br/editora-univates/media/publicacoes/15/pdf_15.pdf. Acesso em: 20 mar. 2023.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LEGAL, J. Los derechos del niño en la escuela. Una educación para la ciudadanía. Barcelona: Editorial Graó, 2006.
MOSS, P. Introduzindo a política na creche: a educação infantil como prática democrática. Psicologia - USP, v. 20, n. 3., p.417 - 436. São Paulo, 20(3), 417- 436.
SACRISTÁN, J. O aluno como invenção. Porto Alegre, RS: Artmed, 2005.
SARMENTO, M. As culturas da infância nas encruzilhadas da 2ª modernidade. In: SARMENTO, M.; CERISARA, A. (Org.). Crianças e Miúdos: perspectivas sócio-pedagógicas da infância e educação. Porto: Asa, 2003.
SARMENTO, M. Sociologia da infância: correntes e confluências. In: SARMENTO, M.; GOUVÊA, M. (Org.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 17-39.
SARMENTO, M.; SOARES, N.; TOMÁS, C. Participação Social e Cidadania Activa das crianças. Círculos de Discussão Temática - Infância, no IV Encontro Internacional do Fórum Paulo Freire, realizado na cidade do Porto em Portugal, durante os dias 19 e 22 de setembro de 2004. Disponível em:http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/3842. Acesso em: 05 mai. 2023.
SILVA, J. O planejamento no enfoque emergente: uma experiência no 1º Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos. Tese (doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Porto Alegre, 2011.
SOARES, N.; TOMÁS, C. Da emergência da participação à necessidade de consolidação da cidadania da infância...os intricados trilhos da acção, da participação e do protagonismo social e político da infância. In: SARMENTO, M.; CERISARA, A. (Org.). Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: Asa, 2003. 135-162.