Caminho cognitivo e ciclo investigativo no planejamento do ensino de Ciências para alunos no Transtorno do Espectro Autista (TEA):
um relato de experiência
Resumen
Pretende-se relatar nessa pesquisa a experiência dos autores com um planejamento de ensino de Ciências para alunos no Transtorno do Espectro Autista (TEA) fundamentado na proposta de Costa, Souza e Ramos (2012) que envolvem o caminho cognitivo e o ciclo investigativo na unidade temática “Terra e Universo” de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em uma sociedade plural e inclusiva, faz-se necessário estimular o protagonismo, a autonomia e a participação ativa do discente com TEA para que este reconheça as suas potencialidades e a importância de suas contribuições no ambiente escolar. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, em uma escola pública de Ensino Fundamental brasileira, feita no segundo semestre do ano de 2023, tendo como sujeitos um professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e seis alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que desenvolveram um plano de ação empregando a matriz 5W2H e dois quizzes eletrônicos. Verificou-se que, apesar desta abordagem de planejamento demandar mais tempo para o docente, traz indícios de potencialização e enriquecimento da prática pedagógica do professor com os alunos no TEA.
Palavras-chave: Ensino de Ciências; Autismo; Caminho Cognitivo; Ciclo Investigativo; 5W2H.
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