Dificuldades conceituais de estudantes do ensino médio em relação ao balanceamento de equações químicas
Resumen
O processo de Balanceamento de Equações Químicas é relevante para a aprendizagem de Química, pois envolve aspectos próprios de sua linguagem. Além disso, são representadas em três níveis básicos de conhecimento o que torna o processo de aprendizagem desafiador. O trabalho tem como objetivo analisar as principais dificuldades conceituais apresentadas por estudantes do Ensino Médio sobre o conteúdo Balanceamento de Equações Químicas. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma do 1° ano do Ensino Médio, em uma escola da rede Estadual de Educação do Piauí, participando 15 sujeitos. A coleta de dados ocorreu com a aplicação de um questionário composto por 37 perguntas. Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, com interpretação direta das informações apresentadas pelos sujeitos participantes da pesquisa, a partir da Análise Textual Discursiva (ATD). Resultados mostram que a grande maioria dos estudantes apresentam dificuldades significativas nos conceitos de coeficientes estequiométricos e Balanceamento de Equações.
Palavras-chave: Aprendizagem; Equação química; Estequiometria; Química; Reação química.
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