Dificuldades conceituais de estudantes do ensino médio em relação ao balanceamento de equações químicas

Autores/as

Resumen

O processo de Balanceamento de Equações Químicas é relevante para a aprendizagem de Química, pois envolve aspectos próprios de sua linguagem. Além disso, são representadas em três níveis básicos de conhecimento o que torna o processo de aprendizagem desafiador. O trabalho tem como objetivo analisar as principais dificuldades conceituais apresentadas por estudantes do Ensino Médio sobre o conteúdo Balanceamento de Equações Químicas. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma do 1° ano do Ensino Médio, em uma escola da rede Estadual de Educação do Piauí, participando 15 sujeitos. A coleta de dados ocorreu com a aplicação de um questionário composto por 37 perguntas.  Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, com interpretação direta das informações apresentadas pelos sujeitos participantes da pesquisa, a partir da Análise Textual Discursiva (ATD). Resultados mostram que a grande maioria dos estudantes apresentam dificuldades significativas nos conceitos de coeficientes estequiométricos e Balanceamento de Equações.

Palavras-chave: Aprendizagem; Equação química; Estequiometria; Química; Reação química.

Biografía del autor/a

Poliana de Sousa Carvalho, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Química pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Professora Celetista da Rede Estadual de Educação do Piauí.

Luciana de Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da (UFC). Professora Associada da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde atua como docente no Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) e no Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional (PPGTE). É líder do Grupo de Pesquisa Tecnodocência cadastrado no Diretório do CNPq.

Citas

ATKINS.; JONES.; LAVERMAN. Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente. São Paulo: Bookman Editora, 2018.

ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de química. Porto Alegre: Bookman, 2012.

BARRETO, G. S. N.; XAVIER, J. L.; SANTOS, J. D. MESQUITA, N. A. S. O processo de criação de um software educacional para o ensino e aprendizagem de Química. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v. 1, n. 2, p. 90-106, 2017.

CEDRAN, C.; CEDRAN, . P.; SILVA, . Z.; RIVA, . D. Equilibre: Jogo didático como estratégia de balanceamento de equações químicas para alunos com déficit de atenção. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 1-13, 2020.

CHAVES, J. Contextualizando os conceitos de átomos e elemento químico a partir da leitura de rótulo/embalagens. 2023. 17f. 2017. Trabalho de conclusão de curso. Trabalho de conclusão de curso Licenciatura em Química, Universidade Federal do Pará, Ananindeua.

COSTA, A. A. F.; SOUZA, J. R. T. Obstáculos no processo de ensino e de aprendizagem de cálculo estequiométrico. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 10, n. 19, p. 106-116, 2013.

DUARTE, C. J. Método Algébrico para balanceamento de reações: Uma alternativa não explorada em livros didáticos de Química. Química Nova na Escola, n.20, v.20, p. 1-7, 2020.

FÊMINA, L. L.; SOUZA, J. R.; GUSMÃO, L. A.; MIRANDA, V. M. balanceamento de equações químicas de combustão utilizando sequências numéricas. Revista eletrônica matemática e estatística em foco, n.1, v.8, p.12-24, 2021.

FERNANDES, R. F. Equação química. Revista de Ciência Elementar, v. 2, n. 2, p. 1-2, 2014.

FERNANDES, R. S.; GREGÓRIO, J. R. EsteQuiz–um Jogo Didático para o Ensino de Estequiometria. Virtual de Química, v. 3, p. 769-776, 2021.

FONSECA, M. R. M. Química: ensino médio. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016.

GEWANDSZNAJDER, Fernando. Projeto Teláris – Ciências. 6° ano ao 9º ano. São Paulo: Ática, 2018.

GEWANDSZNAJDER, F.; PACCA, H. Teláris ciências, 9º ano : ensino fundamental, anos finais. São Paulo: Ática, 2018.

GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

JESUS, F. A. Em busca de soluções para evitar a evasão nos cursos de Exatas da Universidade Federal de Sergipe: relatos de uma proposta da Química. [TESTE] Debates em Educação, v. 7, n. 14, p. 33, 2015.

JOHNSTONE, A. H. O desenvolvimento do ensino de química: uma resposta em mudança à demanda em mudança. Jornal de Educação Química, n. 7, v. 70, p.701, 1993.

MENDES, A. P.; SANTANA, P. G.; PESSOA JUNIOR, E. S. F. O uso do software PhET como ferramenta para o ensino de Balanceamento de Reação Química. Revista Areté, v.8, n.16, p. 52-60, 2015.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação, v. 12, p. 117-128, 2006.

OLIVEIRA, O. M. M. F.; SCHLÜNZEN JUNIOR, K.; SCHLÜNZEN, E. T. M. (Orgs.). Química (Coleção Temas de Formação). 1. ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, Universidade Estadual Paulista, Núcleo de Educação à Distância, 2013. v. 3.

OLIVEIRA, M. M. (Org.). Sequência didática interativa no processo de formação de professores. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.

PEREIRA, L. S.; SILVA, J. L. PB. Uma História do Antiatomismo: Possibilidades para o Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 40, n. 1, p. 19-24, 2018.

PEREIRA, L. M. Aplicativo Educacional de Química desenvolvido em PYTHON. 2022.31f. Relatório Final de Iniciação Científica, Centro Universitário do Sagrado Coração, 2022.

SEGUNDA, A. T. Metodologia para o tratamento do processo de ensino - aprendizagem sobre acerto de Equações Químicas na 10° classe no Liceu N° 1677, 26 de abril Lubango. 2022. 71f. 2022. Trabalho de conclusão de curso. Instituto Superior de Ciências da Educação ISCED-HUILA, Lubango.

SILVA, C. S.; SGARBOSA, É. C.; AGOSTINI, G. ensino e aprendizagem de estequiometria: análise das contribuições e limitações de uma atividade com modelos moleculares desenvolvida no PIBID. Experiências em Ensino de Ciências, v. 11, n. 3, p. 18-31, 2016.

SILVA, C. da; FERRI, K. Uma sequência didática para o ensino de eletroquímica em cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG / Uma sequência didática para o ensino de eletroquímica nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFG. Revista Brasileira de Desenvolvimento, v. 6, n. 5, p. 27641–27655, 2020.

SOUZA, O.; SILVA, N.; SILVA, C. V.; SIMÕES NETO, E.; BRITO LIMA, P. A. Observando a dinâmica do contrato didático em aulas de equilíbrio químico. Educação Química en Punto de Vista, v. 1, n.1, p.59-78, 2017.

SUJAK, K. B.; DANIEL, E.G.S. Understanding of Macroscopic, Microscopic and Symbolic Representations Among Form Four Students in Solving Stoichiometric Problems. Malaysian Online Journal of Educational Sciences, n.3, v.5, p. 83-96, 2017.

WARTHA, E. J.; ALVES, L.C.; SANJUAN, M. E. C.; SANTOS, C. V. Uma proposta didática para a elaboração do pensamento químico sobre elemento químico, átomos, moléculas e substâncias. Experiências em Ensino de Ciências, v. 5, n. 1, p. 1-14, 2010.

Publicado

2024-11-26