A educação financeira e o planejamento financeiro na visão de jovens de 17 e 18 anos de idade
Resumen
A pesquisa que se apresenta é inspirada no planejamento e na educação financeira e concentra-se na perspectiva de jovens com idades de 17 e 18 anos, estudantes do Ensino Médio em uma escola pública de Taquara/RS. O estudo tem como objetivo geral investigar a visão desses jovens sobre o planejamento financeiro. A metodologia utilizada é qualitativa e exploratória, com foco em um questionário. Os resultados mostram que a maioria dos estudantes entende a educação financeira como uma maneira consciente e inteligente de lidar com o dinheiro. A maioria dos pesquisados obtêm renda por meio de trabalho remunerado e afirmam ter algum controle sobre suas finanças. No entanto, parte dos estudantes realiza algum tipo de planejamento financeiro, indicando uma oportunidade de conscientização sobre o tema. As prioridades de gastos variam, incluindo contas de casa, alimentação, saúde e despesas fixas. Embora reconheçam a importância da educação financeira, há espaço para melhorias na conscientização e prática do planejamento financeiro entre os jovens. No entanto, ainda há oportunidades para promover o planejamento financeiro entre os jovens, capacitando-os com habilidades financeiras sólidas para o futuro.
Palavras-chave: Educação financeira; Planejamento financeiro; Finanças pessoas.
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