A educação financeira e o planejamento financeiro na visão de jovens de 17 e 18 anos de idade

Autores/as

Resumen

A pesquisa que se apresenta é inspirada no planejamento e na educação financeira e concentra-se na perspectiva de jovens com idades de 17 e 18 anos, estudantes do Ensino Médio em uma escola pública de Taquara/RS. O estudo tem como objetivo geral investigar a visão desses jovens sobre o planejamento financeiro. A metodologia utilizada é qualitativa e exploratória, com foco em um questionário. Os resultados mostram que a maioria dos estudantes entende a educação financeira como uma maneira consciente e inteligente de lidar com o dinheiro. A maioria dos pesquisados obtêm renda por meio de trabalho remunerado e afirmam ter algum controle sobre suas finanças. No entanto, parte dos estudantes realiza algum tipo de planejamento financeiro, indicando uma oportunidade de conscientização sobre o tema. As prioridades de gastos variam, incluindo contas de casa, alimentação, saúde e despesas fixas. Embora reconheçam a importância da educação financeira, há espaço para melhorias na conscientização e prática do planejamento financeiro entre os jovens. No entanto, ainda há oportunidades para promover o planejamento financeiro entre os jovens, capacitando-os com habilidades financeiras sólidas para o futuro.

Palavras-chave: Educação financeira; Planejamento financeiro; Finanças pessoas.

Biografía del autor/a

Zenar Pedro Schein, Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professor nas Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).

João Pedro Pedroso Bento, Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)

Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pelas Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT).

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Publicado

2024-11-26