Evasão nos cursos de licenciatura da FURG entre 2014 e 2019:
panorama e perspectivas
Resumen
Várias políticas públicas foram implementadas nas últimas décadas para aumentar o acesso às Instituições de Ensino Superior (IES), porém ainda há muito o que avançar em termos de elaboração de políticas públicas que diminuam as taxas de evasão e garantam a conclusão dos cursos pelos discentes. Nesse contexto, este trabalho tem por objetivos analisar a evolução temporal da evasão nos cursos de Licenciatura da FURG entre 2014 e 2019, bem como discutir possíveis fatores relacionados à sua dinâmica temporal. Para tanto, foi realizada uma descrição quantitativa da evolução temporal da evasão entre 2014 e 2019 em 17 cursos de Licenciatura da referida Instituição. Os resultados mostraram que a taxa de evasão nos cursos de licenciatura da FURG no período analisado foi em média 22%, o qual coincide com o observado, de modo geral, nas IES no Brasil. O estudo também revelou uma interação entre áreas do conhecimento e turno de oferta dos cursos, indicando maiores taxas de evasão no período diurno nas áreas de Biológicas/Saúde e Exatas, e maiores taxas no período noturno nas áreas de Humanas e Letras e Artes. Esta descoberta representa uma contribuição inédita, evidenciando lacunas na literatura existente sobre o impacto específico dos fatores turno e área de conhecimento na evasão de cursos de licenciatura.
Palavras-chave: Ensino superior; Evasão; Políticas públicas.
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