Práticas pedagógicas com estudantes autistas

percepções de acadêmicos do curso de Pedagogia

Autores/as

Resumen

O presente estudo teve como objetivo investigar como os acadêmicos de Pedagogia percebem as práticas pedagógicas realizadas em sala de aula com estudantes com o Transtorno do Espectro Autista. A pesquisa, de natureza qualitativa, contou com a participação de 14 acadêmicos do curso de Pedagogia, de uma universidade pública localizada no Paraná. Para a coleta de dados foram utilizados um questionário sociodemográfico e um roteiro de entrevista semiestruturada. Como referencial teórico, adotamos a Teoria das Representações Sociais. Os resultados da pesquisa revelaram que as dificuldades apresentadas pelos participantes estão vinculadas à falta de conhecimento teórico-metodológico, resultando na ausência de elaboração de atividades adequadas e na não sistematização, o que impede que as práticas pedagógicas supram as necessidades que as crianças apresentam no processo de ensino e aprendizagem. Concluímos que é preciso que haja investimento na formação inicial e continuada dos professores, a fim de que possam receber os subsídios teórico-metodológicos necessários para a compreensão das singularidades dos alunos com Transtorno do Espectro Autista e, consequentemente, consigam desenvolver um trabalho pedagógico alicerçado em bases teóricas sólidas.

Biografía del autor/a

Sharmilla Tassiana de Souza, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Solange Franci Raimundo Yaegashi, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de Teoria e Prática da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Kalyandra Khadyne Imai Gonçalves, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Taynan Alécio da Silva, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

Jhonatan Phelipe Peixoto, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Escola, Família e Sociedade (GEPEFS).

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Publicado

2023-12-15

Número

Sección

Dossiê - Inclusão: práticas e perspectivas em diferentes contextos