O olhar de um professor bilíngue sobre uma atividade introdutória para o ensino de área e perímetro para alunos surdos

Autores/as

  • Amanda dos Santos da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Rodrigo Cardoso dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Resumen

Este artigo é parte do trabalho de monografia de uma das autoras e tem por objetivo apresentar as considerações de um professor, que tem experiência no ensino de Matemática para alunos surdos, em relação a uma atividade desenvolvida pelo Projeto Fundão - Setor Matemática sobre Área e Perímetro. A pesquisa teve como base pesquisas que nos mostram como a questão da língua pode afetar na aprendizagem do aluno surdo, destacando necessidades linguísticas específicas. Assim, é imprescindível se debruçar na reflexão de novas metodologias de ensino e preparação de materiais, a fim de propiciar uma educação menos excludente para estes estudantes. Nosso trabalho tem caráter qualitativo, pois temos como objetivo analisar e descrever, detalhadamente, os resultados obtidos por meio dos dados que serão coletados durante a nossa pesquisa. Além de pesquisas bibliográficas, os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada. Ao longo da entrevista, observamos como a questão linguística está diretamente ligada ao ensino de Área e Perímetro para os alunos surdos. Percebemos também o quanto a questão visual do aluno surdo deve ser mais explorada. Por fim, esperamos que este trabalho possa nos conscientizado sobre a especificidade a qual cada aluno tem e em especial, os alunos surdos.

Biografía del autor/a

Amanda dos Santos da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Multiplicadora no grupo do Projeto Fundão - Setor Matemática intitulado "Ensino da Matemática para alunos com deficiência visual ou surdos".

Rodrigo Cardoso dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Ensino e História da Matemática e da Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor de Matemática do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisador no Grupo Tecnologia, Inclusão, Matemática e Educação (TIME/PEMAT/UFRJ). 

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Publicado

2023-12-15

Número

Sección

Dossiê - Inclusão: práticas e perspectivas em diferentes contextos