O etnoconhecimento associado ao ensino técnico profissionalizante:

análise dos PPCs dos cursos da área ambiental do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Autores

Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar a abordagem do conhecimento tradicional dentro dos cursos da área ambiental do IFRN a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) e de entrevistas com os docentes. Para tanto, foi realizado um levantamento acerca dos cursos voltados para a área ambiental existentes em todos os Campus do IFRN, e após isso, foi feita uma análise nos PPCs. Para a complementação da pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, as quais abordavam sobre o conhecimento dos professores acerca dos saberes tradicionais e a aplicação do mesmo em sala de aula, com docentes dos respectivos cursos. Os resultados encontrados evidenciam a necessidade aproximação da temática tanto na sala de aula quanto nos PPCs.

Biografia do Autor

Hudson Toscano Lopes Barroso da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Licenciado em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Bacharel em Ecologia pela UFERSA. 

Úrsula Araújo, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com sub-área de pesquisa em História e Espaços. Graduada em História pela UFRN (bacharel e licenciatura) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Potiguar (UnP).  Atualmente é pedagoga da equipe multidisciplinar do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

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Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)