O etnoconhecimento associado ao ensino técnico profissionalizante:

análise dos PPCs dos cursos da área ambiental do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Authors

  • Hudson Toscano Lopes Barroso da Silva Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) https://orcid.org/0000-0001-7733-0137
  • Úrsula Andréa de Araújo Silva Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Abstract

O objetivo da pesquisa é analisar a abordagem do conhecimento tradicional dentro dos cursos da área ambiental do IFRN a partir dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) e de entrevistas com os docentes. Para tanto, foi realizado um levantamento acerca dos cursos voltados para a área ambiental existentes em todos os Campus do IFRN, e após isso, foi feita uma análise nos PPCs. Para a complementação da pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, as quais abordavam sobre o conhecimento dos professores acerca dos saberes tradicionais e a aplicação do mesmo em sala de aula, com docentes dos respectivos cursos. Os resultados encontrados evidenciam a necessidade aproximação da temática tanto na sala de aula quanto nos PPCs.

Author Biographies

Hudson Toscano Lopes Barroso da Silva, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Mestre em Geografia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Licenciado em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Bacharel em Ecologia pela UFERSA. 

Úrsula Andréa de Araújo Silva, Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)

Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com sub-área de pesquisa em História e Espaços. Graduada em História pela UFRN (bacharel e licenciatura) e Graduada em Pedagogia pela Universidade Potiguar (UnP).  Atualmente é pedagoga da equipe multidisciplinar do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

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Published

2022-12-22