CONTRIBUIÇÕES DO USO ASSOCIADO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores/as

  • Larissa Daiane Braff de Souza
  • Maria Júlia Sobreiro Lôbo Dias
  • Sarah Cristina Aragão
  • Wanderson Rocha Oliveira
  • Márcio Fraiberg Machado

Resumen

A escola tem como principal função atuar de forma a expandir os mais diferentes conhecimentos. Como promotora do saber, deve atuar de forma a levar os estudantes a entenderem a importância de associarem o saber científico e as tecnologias que se dispõem a fim de conseguirem progressos nos estudos. Objetivouse descrever as relações da tríade CTS - Ciência, Tecnologia e Sociedade, como metodologia para o ensino de ciências. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo, exploratório de abordagem qualitativa, do tipo
revisão de literatura. Realizada busca nas bases de dados SciElo (Scientific Electronic Library Online) e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) de publicações entre os anos de 2015 a 2019. Como critério de inclusão foram utilizados: trabalhos que abordassem a temática apresentada,
publicados completos em língua portuguesa, e que não fossem teses, monografias, dissertações. Os trabalhos selecionados foram organizados em três categorias: relação da sociedade com a tecnologia, apresentando a evolução tecnologia dos últimos anos e como esta pode ser utilizada nos mais diversos
segmentos sociais e ainda na educação; paralelos entre a tecnologia e o ensino de ciências: aborda as tecnologias como recursos lúdicos e inovadores para o ensinar de ciências; relação entre o ensino de ciências e a sociedade: foi apresentado que o ensino de ciências pode contribuir para melhor socialização cultural e a construção do pensamento real sobre os fenômenos do dia a dia. Ao refletirem sobre o tema, os alunos poderão desenvolver a capacidade de propor alternativas aos problemas sociais e cumprirem o papel cidadão. Ao refletir sobre a relação da tríade CTS e propor o uso da mesma no ensino de ciências, é possível pensar sobre as formas de ensino atuais e propor melhorias e adaptações ao mesmo.

Publicado

2019-12-19