O brincar na perspectiva da neuroaprendizagem

Autores

  • Raquel Barbosa UNICESUMAR
  • Raquel de Araujo Bonfim Garcia UNICESUMAR

Resumo

A neuroaprendizagem é uma área da neurociência que estuda como acontecem as conexões neurais durante o aprendizado. O presente artigo tem por objetivo demostrar como brincar pode possibilitar aprendizagem e o desenvolvimento global da criança através da perspectiva da Neuroaprendizagem. Para isso foi realizada uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo possibilitando um aprofundamento teórico sobre a temática. Nesta pesquisa, verificou-se que a ação de brincar, vista sob uma perspectiva neurológica, traz um novo olhar para a vitalidade dessa ação, demostrando como ela é um pilar essencial para a aprendizagem e o desenvolvimento global de um indivíduo.

Biografia do Autor

Raquel Barbosa, UNICESUMAR

Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Maringá. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/ICETI-UniCesumar. 

Raquel de Araujo Bonfim Garcia, UNICESUMAR

Mestre em pedagogia pela Unicesumar. Professora na Unicesumar

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm. Acesso em: 2 dez. 2021.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, DF, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 2 dez. 2021.

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. v. 3. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf. Acesso em: 21 jun. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE∕CEB nº 5/2009 Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF, 2009. Disponível em: http://www.seduc.ro.gov.br/portal/legislacao/RESCNE005_2009.pdf. Acesso em: 2 dez. 2021.

BRASIL. Lei n° 13.257, de 8 de março de 2016. Marco Legal pela Primeira Infância. Brasília, DF, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/ lei/l13257.htm. Acesso em: 2 dez. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 2 dez. 2021.

BRITES, L. Brincar é fundamental: como entender o desenvolvimento e resgatar a importância do brincar durante a primeira infância. São Paulo: Gente, 2020.

BROUGÉRE, G.; WAJSKOP, G. Brinquedo e cultura. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

COSENZA, R. M.; GUERRA, L. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

COSTA, C. R. C. M.; MAIA, H. Atenção. In: MAIA, H. (org.). Neurociências e desenvolvimento cognitivo. 3. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2017. p. 47-54.

DANTAS, H. O brincar e o trabalhar. In: KISHIMOTO, T. M. (org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2011. p. 111-121.

DIAS, A. P. B. H.; MAIA, H. Importância da linguagem oral e sua relação com o aprendizado de leitura e escrita. In: MAIA, H. (org.). Neurociências e desenvolvimento cognitivo. 3. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2017. p. 63-76.

FONSECA, V. Desenvolvimento psicomotor e aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.

IDE, S. M. O jogo e o fracasso escolar. In: KISHIMOTO, T. M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2017. p. 98-118.

KANDEL, E. R.; SCHWARTZ, J.; JESSEL, T. M.; SIEGELBAUM, S. A.; HUDSPETH, A. J.; QUILLFELDT, C. D. J. A. Princípios de neurociências. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

KISHIMOTO, T. Bruner e a brincadeira. In: KISHIMOTO, T. M. (org.). O brincar e suas teorias. São Paulo: Cengage Learning Brasil, 2011. p. 139-153.

KISHIMOTO, T. M. O jogo e a Educação Infantil. In: KISHIMOTO, T. M. (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2017. p. 14-44.

LENT, R. Neuroplasticidade. In: LENT, R. (org.). Neurociência da mente e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. p. 112-131.

LENT, R. Cem bilhões de neurônios: conceitos fundamentais de neurociência. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2010.

LEONTIEV, A. N. Uma contribuição à teoria do desenvolvimento da psique infantil. In: VIGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone – EDUSP, 1998. p. 59-83.

LURIA, A. R. Fundamentos de neuropsicologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1981.

MAIA, H. Funções cognitivas e aprendizado escolar. In: MAIA, H. (org.). Neurociências e desenvolvimento cognitivo. 3. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2017. p. 31-46.

MAGALHÃES, S. O Jogo no contexto escolar diante da dificuldade da aprendizagem. In: RELVAS, M. P. (org.). Que cérebro é esse que chegou à escola?: as bases neurocientíficas da aprendizagem. 3. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2017. p. 48-57.

OLIVEIRA, V. B. Brincar: caminho de saúde e felicidade. In: OLIVEIRA, V. B.; SOLÉ, M. B.; FORTUNA, T. R. Brincar com o outro: caminho de saúde e bem-estar. Rio de Janeiro: Vozes, 2010. p.13-49.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010.

RELVAS, M. P. Neurociência na prática pedagógica. Rio de Janeiro: Wak, 2012.

RELVAS, M. P. Neuroaprendizagem na educação inclusiva. In: RELVAS, M. P. (org.). Que cérebro é esse que chegou à escola? As bases neurocientíficas da aprendizagem. 3. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2017. p. 10-25.

TEIXEIRA, J. Neurociência e psicopedagogia: Um diálogo possível. In: RELVAS, M. P. (org.). Que cérebro é esse que chegou à escola?: as bases neurocientíficas da aprendizagem. 3. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2017. p. 99-107.

UNICEF. Convenção sobre os direitos da criança. 1989. Disponível em:https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca. Acesso em: 2 dez. 2021.

VIGOTSKY, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na Idade Escolar. In: VIGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone – EDUSP, 1998. p. 103-117.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

WINNICOTT, D. W. A criança e seu mundo. Rio de Janeiro: LTC, 1982.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)