PROUCA: UM COMPUTADOR POR ALUNO, OLHARES SOBRE O LAPTOP NA SALA DE AULA DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO RIO GRANDE DO SUL

Authors

  • Cledir Rocha Pereira
  • Maria Fabrícia de Medeiros

Abstract

O estudo envolve uma reflexão sobre o Projeto Um Computador por Aluno (PROUCA), sobre a integração do computador portátil e a educação, tendo como pressuposto a aceitação e a utilização do laptop educacional com a prática em sala de aula. Como objetivos, o trabalho se propôs a oportunizar aos professores, momentos de reflexão sobre a tecnologia e o sistema educacional no qual estão participando ativamente. A metodologia proposta, de concepção qualitativa de caráter exploratório e de observações desenvolvidas in loco, abrangendo a população de dezessete sujeitos e a amostra de cinco participantes. Como resultados da investigação construíram-se dados referentes a uma concepção “tradicional” da estrutura da escola. Conclui-se que a ruptura entre a postura tradicional e o novo perfil que deve ser exercido pelos membros da escola com a integração do PROUCA, só será superada por meio de reflexões atualizadas, que possam ser experimentadas em sua prática profissional. Muitas transformações já se verificam na prática profissional dos professores e gestores, entretanto deve-se buscar, cada vez mais, uma ação conjunta com toda a comunidade escolar, por meio de uma prática reflexiva com um sentido de renovação de conceitos, objetivos, metodologias e técnicas de trabalho.

Published

2019-12-19

Issue

Section

Aprendizagem colaborativa em redes e mídias móveis