A vivência da graduação como possibilidade de novas vias de subjetivação
Resumo
Esse trabalho tem como objetivo explorar como diferentes posicionamentos de vida podem abrir novas vias de subjetivação dentro da formação e da atuação em psicologia. Dessa forma, são repensados os processos que estão cristalizados na formação em psicologia, em defesa de uma formação mais crítica e reflexiva, capacitando profissionais para atuar de forma mais comprometida com a psicologia e o seu papel na sociedade. Portanto, a Teoria da Subjetividade de González Rey possibilita, por meio de seus conceitos, pensar a forma como esses processos se configuram na psicologia e nos profissionais, além de pensar os posicionamentos que auxiliam a abertura de caminhos alternativos aos que estão cristalizados. O trabalho utiliza uma abordagem qualitativa, a metodologia construtiva-interpretativa desenvolvida a partir da Epistemologia Qualitativa de González Rey, para pensar a forma como esses posicionamentos se configuram, tanto na subjetividade individual da participante, quanto na subjetividade social da psicologia. Portanto, conclui-se que o processo de apropriação da psicologia e a implicação do indivíduo em sua formação e atuação facilitam a abertura desses caminhos que permitem uma atuação mais reflexiva e criativa.
Palavras-chave: Psicologia; Graduação; Formação em psicologia; Teoria da subjetividade.
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