A percepção de um grupo de professoras sobre a participação das crianças em uma escola de Educação Infantil
Resumo
Este artigo decorre da pesquisa institucional “O ensinar da infância à idade adulta: olhares de professores e alunos” e apresenta um recorte da pesquisa intitulada “A representação do olhar da criança sobre a Escola de Educação Infantil”, subsidiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS. Os objetivos centrais foram investigar a representação do olhar da criança sobre a escola, bem como aprimorar o cotidiano de uma escola de Educação Infantil da rede pública de ensino do município de Lajeado/RS. O recorte apresentado neste texto contempla a análise das entrevistas realizadas com as professoras que exercem a sua docência junto à escola lócus da pesquisa. Ao escutar o que elas têm a dizer sobre a participação das crianças no cotidiano da Escola de Educação Infantil, percebe-se que uma postura sensível potencializa as práticas docentes, uma vez que possibilita planejar e criar situações de aprendizagem “para” e “com” as crianças. Tal participação pode contribuir para o aperfeiçoamento da proposta pedagógica, trazendo à tona discussões que muitas vezes passam despercebidas numa visão de mundo unicamente adultocêntrica.
Palavras-chave: Educação Infantil; Professores; Participação das crianças.
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