Caminho cognitivo e ciclo investigativo no planejamento do ensino de Ciências para alunos no Transtorno do Espectro Autista (TEA):

um relato de experiência

Autores

Resumo

Pretende-se relatar nessa pesquisa a experiência dos autores com um planejamento de ensino de Ciências para alunos no Transtorno do Espectro Autista (TEA) fundamentado na proposta de Costa, Souza e Ramos (2012) que envolvem o caminho cognitivo e o ciclo investigativo na unidade temática “Terra e Universo” de Ciências dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Em uma sociedade plural e inclusiva, faz-se necessário estimular o protagonismo, a autonomia e a participação ativa do discente com TEA para que este reconheça as suas potencialidades e a importância de suas contribuições no ambiente escolar. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, em uma escola pública de Ensino Fundamental brasileira, feita no segundo semestre do ano de 2023, tendo como sujeitos um professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e seis alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, que desenvolveram um plano de ação empregando a matriz 5W2H e dois quizzes eletrônicos. Verificou-se que, apesar desta abordagem de planejamento demandar mais tempo para o docente, traz indícios de potencialização e enriquecimento da prática pedagógica do professor com os alunos no TEA.

Palavras-chave: Ensino de Ciências; Autismo; Caminho Cognitivo; Ciclo Investigativo; 5W2H.

Biografia do Autor

Marcio Matoso de Pontes, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Rede Nordeste de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará  (RENOEN/IFCE). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE). Atua como pesquisador junto à Rede de educação Matemática Nordeste (REM/NE) e do Grupo de Pesquisa e Produção em Ambientes Interativos e Objetos de Aprendizagem (PROATIVA). Professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Rede Municipal de Fortaleza/CE.

Antonio Rodrigo dos Santos Silva, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutorando em Ensino na Rede Nordeste de Ensino no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Mestre em Computação Aplicada com ênfase em Informática Educativa na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Analista de Tecnologia da Informação na Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Francisco de Assis Souza Alexandre, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutorando em Ensino na Rede Nordeste de Ensino no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Mestre em Energias Renováveis no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). É professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE/Campus Caucaia). 

José Gleisson da Costa Germano, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutorando em Ensino, com ênfase em Ensino de Ciências, Matemática e Engenharias (IFCE). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordena e organiza o Concurso Intermunicipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Ceará, a Mostra de Ciência e Tecnologia de Beberibe, as Olimpíadas de Ciências, Matemática, Robótica e Informática do Litoral Cearense e as Olimpíadas Beberibenses de Ciências, Matemática, Informática e Robótica.

Gilvandenys Leite Sales, Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Pós-doutor em Tecnologias Educativas pela Universidade do Minho (UM/Portugal). Doutor em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará. Professor aposentado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Atualmente é professor colaborador no Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

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Publicado

2024-11-26

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)