Dificuldades conceituais de estudantes do ensino médio em relação ao balanceamento de equações químicas

Autores

Resumo

O processo de Balanceamento de Equações Químicas é relevante para a aprendizagem de Química, pois envolve aspectos próprios de sua linguagem. Além disso, são representadas em três níveis básicos de conhecimento o que torna o processo de aprendizagem desafiador. O trabalho tem como objetivo analisar as principais dificuldades conceituais apresentadas por estudantes do Ensino Médio sobre o conteúdo Balanceamento de Equações Químicas. A pesquisa foi desenvolvida com uma turma do 1° ano do Ensino Médio, em uma escola da rede Estadual de Educação do Piauí, participando 15 sujeitos. A coleta de dados ocorreu com a aplicação de um questionário composto por 37 perguntas.  Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, com interpretação direta das informações apresentadas pelos sujeitos participantes da pesquisa, a partir da Análise Textual Discursiva (ATD). Resultados mostram que a grande maioria dos estudantes apresentam dificuldades significativas nos conceitos de coeficientes estequiométricos e Balanceamento de Equações.

Palavras-chave: Aprendizagem; Equação química; Estequiometria; Química; Reação química.

Biografia do Autor

Poliana de Sousa Carvalho, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Tecnologia Educacional pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-graduação em Metodologia do Ensino de Química pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Professora Celetista da Rede Estadual de Educação do Piauí.

Profa. Dra. Luciana de Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da (UFC). Professora Associada da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde atua como docente no Mestrado Profissional de Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) e no Mestrado Profissional em Tecnologia Educacional (PPGTE). É líder do Grupo de Pesquisa Tecnodocência cadastrado no Diretório do CNPq.

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Publicado

2024-11-26

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)