O olhar de um professor bilíngue sobre uma atividade introdutória para o ensino de área e perímetro para alunos surdos

Autores

  • Amanda dos Santos da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • Rodrigo Cardoso dos Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Resumo

Este artigo é parte do trabalho de monografia de uma das autoras e tem por objetivo apresentar as considerações de um professor, que tem experiência no ensino de Matemática para alunos surdos, em relação a uma atividade desenvolvida pelo Projeto Fundão - Setor Matemática sobre Área e Perímetro. A pesquisa teve como base pesquisas que nos mostram como a questão da língua pode afetar na aprendizagem do aluno surdo, destacando necessidades linguísticas específicas. Assim, é imprescindível se debruçar na reflexão de novas metodologias de ensino e preparação de materiais, a fim de propiciar uma educação menos excludente para estes estudantes. Nosso trabalho tem caráter qualitativo, pois temos como objetivo analisar e descrever, detalhadamente, os resultados obtidos por meio dos dados que serão coletados durante a nossa pesquisa. Além de pesquisas bibliográficas, os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada. Ao longo da entrevista, observamos como a questão linguística está diretamente ligada ao ensino de Área e Perímetro para os alunos surdos. Percebemos também o quanto a questão visual do aluno surdo deve ser mais explorada. Por fim, esperamos que este trabalho possa nos conscientizado sobre a especificidade a qual cada aluno tem e em especial, os alunos surdos.

Biografia do Autor

Amanda dos Santos da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Multiplicadora no grupo do Projeto Fundão - Setor Matemática intitulado "Ensino da Matemática para alunos com deficiência visual ou surdos".

Rodrigo Cardoso dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Ensino e História da Matemática e da Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor de Matemática do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisador no Grupo Tecnologia, Inclusão, Matemática e Educação (TIME/PEMAT/UFRJ). 

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Publicado

2023-12-15

Edição

Seção

Dossiê - Inclusão: práticas e perspectivas em diferentes contextos