O olhar de um professor bilíngue sobre uma atividade introdutória para o ensino de área e perímetro para alunos surdos
Resumo
Este artigo é parte do trabalho de monografia de uma das autoras e tem por objetivo apresentar as considerações de um professor, que tem experiência no ensino de Matemática para alunos surdos, em relação a uma atividade desenvolvida pelo Projeto Fundão - Setor Matemática sobre Área e Perímetro. A pesquisa teve como base pesquisas que nos mostram como a questão da língua pode afetar na aprendizagem do aluno surdo, destacando necessidades linguísticas específicas. Assim, é imprescindível se debruçar na reflexão de novas metodologias de ensino e preparação de materiais, a fim de propiciar uma educação menos excludente para estes estudantes. Nosso trabalho tem caráter qualitativo, pois temos como objetivo analisar e descrever, detalhadamente, os resultados obtidos por meio dos dados que serão coletados durante a nossa pesquisa. Além de pesquisas bibliográficas, os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada. Ao longo da entrevista, observamos como a questão linguística está diretamente ligada ao ensino de Área e Perímetro para os alunos surdos. Percebemos também o quanto a questão visual do aluno surdo deve ser mais explorada. Por fim, esperamos que este trabalho possa nos conscientizado sobre a especificidade a qual cada aluno tem e em especial, os alunos surdos.
Referências
ALBERTON, Bruna. Discursos curriculares sobre educação matemática para surdos. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
BERBAT, V.; PINTO, G. Saberes docentes do professor de matemática bilíngue no ensino de surdos. In: X Seminário de Pesquisa em Educação Matemática no Estado do Rio de Janeiro, Paracambi, 2022, Anais… Rio de Janeiro, 2022.
BORGES, A.; NOGUEIRA, C. Quatro aspectos necessários para se pensar o ensino de matemática para surdos. Revista de Educação Matemática e Tecnologia Iberoamericana, Pernambuco: Universidade Federal de Pernambuco, Vol. 4, n.3, p. 1-19, 2013.
BONI, V.; QUARESMA, S. J. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduando em Sociologia Política da UFSC. Vol. 2, n.1 (3), p. 68-80, 2005.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: 1998.
DOLORES, M. Resolução de problemas por meio de esquemas por alunos surdos. Revista Horizontes, Vol. 29, n.1, p. 41-51, 2011.
FREIRE, A. M. da F. Aquisição do português como segunda língua: uma proposta de currículo. Revista Espaço n.9, Rio de Janeiro: I.N.E.S., P. 46-52, 1998.
JUNIOR, H. A.; GELLER, M. Emancipação de Sinais em Libras: um Estudo acerca dos Classificadores Matemáticos. Revista Brasileira de Tradução Visual. Vol.11, n.11, 2012.
KRITZER, K. Barely started and already left behind: a descriptive analysis of the mathematics ability demonstrated by young deaf children. Journal of Deaf Studies and Deaf Education, v. 14, n. 4, p. 409-421, 2009.
MIRANDA, S.; BASSOI, T. Tarefas sobre área e perímetro para alunos surdos. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática, 2017. Anais… Cascavel, 2017. Disponível em: < http://tinyurl.com/y635nt78 >. Acesso: 26 de setembro de 2022.
MOREIRA, M. A. Pesquisa em ensino: aspectos metodológicos. Programa Internacional de Doctorado em Ensenanza de las Ciencias, Texto de Apoyo, Porto Alegre, nº 19, 2003.
NUNES, T.; MORENO, C. Is hearing impairment a cause of diffi cul-ties in learning mathematics? In: DONLAN, C. (Ed.). The development of mathematical skills: studies in developmental psychology. Hove, UK: Psychology Press, p. 227-254, 1998.
PADDEN, C.; HUMPHRIES, T. Deaf in America: voices from a culture. Cambridge: Harvard University Press, 2003
SANTOS, M. P., PAULINO, M. M. (orgs). Inclusão em Educação: Culturas, Políticas e Práticas. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2008.
SANTOS, M. e SANTOS, M. O Conceito de Área de Figuras Geométricas Planas no Livro Didático de Matemática do 6° Ano do Ensino Fundamental: um olhar sob a ótica da Teoria Antropológica do Didático. Recife: EM TEIA: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana, v. 6, n. 2, p. 1-22, 2015.
SEGADAS, C. LIMA, C. OLIVEIRA, E. BERNARDO, F. MOREIRA, J. BARBOSA, P. BORGES, P. PAIXÃO. MADALENA, S. e GARCEZ, W. Área e perímetro: práticas acessíveis a alunos surdos e alunos com deficiência visual. Rio de Janeiro: IM/UFRJ, 2023.