PERCEPÇÕES DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS A RESPEITO DA SUA FORMAÇÃO ACADÊMICA EM RELAÇÃO ÀS EXIGÊNCIAS DO MERCADO DE TRABALHO NA CIDADE DE SERRINHA-BA

Autores

  • Tiago Alves Barbosa

Resumo

O artigo buscou conhecer a percepção dos estudantes do curso de Ciências Contábeis de uma faculdade privada da cidade de Serrinha-Ba a respeito da sua formação em relação às exigências do mercado de trabalho. A coleta dos dados foi realizada através de um questionário estruturado com 19 perguntas e a amostra foi de 76 estudantes do sétimo e oitavo semestre. Foi possível perceber, através dos resultados, que a maioria dos estudantes escolheram o curso de Ciências Contábeis por influência dos familiares e amigos, afirmam que a carreira contábil está valorizada e pretendem após a conclusão do curso ser aprovado em concurso público na área de contabilidade ou em qualquer outra área. Além disso, afirmam ter conhecimentos a respeito das funções do contador, das exigências do mercado de trabalho e das abordagens das disciplinas de contabilidade, mesmo que expostas, em sua maior parte, de forma teórica, que são suficientes para garantir uma atuação como profissional de contabilidade. Essa pesquisa pode contribuir para o conhecimento, a respeito da profissão e do mercado de trabalho, daqueles estudantes que desejam optar pela formação em Ciências Contábeis, além disso pode contribuir para novos métodos de ensino da contabilidade.

Referências

ADAM, C.; CUNHA, P. R. DA; BOFF, M. L. Competências do Contador na Perspectiva da Tríade Universidade, Acadêmico e Mercado de Trabalho. Revista de Contabilidade da UFBA, v. 12, n. 3, p. 221–245, 28 dez. 2018.

AHMAD, Z.; ISMAIL, H.; ANANTHARAMAN, R. N. To be or not to be: an investigation of accounting students’ career intentions. Education + Training, v. 57, n. 3, p. 360–376, 13 abr. 2015.

AQUINO, J. M. DE et al. Profissional contábil: perfil desejável pelas empresas de serviços contábeis no município de Tangará da Serra - MT. Revista de Ciências Contábeis|RCiC-UFMT|, p. 83–100, 2019.

ARYANTI, C.; ADHARIANI, D. Students’ Perceptions and Expectation Gap on the Skills and Knowledge of Accounting Graduates. The Journal of Asian Finance, Economics and Business, v. 7, n. 9, p. 649–657, 30 set. 2020.

CHEISVIYANNY, C. et al. Fatores de escolha da carreira dos acadêmicos indonésios de contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, v. 33, n. 90, p. e1475–e1475, 6 out. 2022.

DEGENHART, L.; TURRA, S.; BIAVATTI, V. T. Mercado de trabalho na percepção dos acadêmicos concluintes do curso de Ciências Contábeis do estado de Santa Catarina. ConTexto - Contabilidade em Texto, v. 16, n. 32, p. 77–93, 31 ago. 2016.

DELFINO, G. S. et al. A percepção de alunos de graduação em ciências contábeis acerca das competências do profissional contábil. Revista Brasileira de Contabilidade e Gestão, v. 10, n. 18, p. 001–017, 31 ago. 2021.

FERREIRA, D. et al. Expectativas Profissionais dos Ingressantes no Curso de Graduação em Ciências Contábeis: um estudo em uma Instituição de Ensino Superior. Revista Mineira de Contabilidade, v. 21, n. 1, p. 69–81, 16 dez. 2020.

GERMANOU, E.; HASSALL, T.; TOURNAS, Y. Students’ perceptions of accounting profession: Work value approach. Asian Review of Accounting, v. 17, n. 2, p. 136–148, 17 jul. 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

GOMES, N. M. A percepção dos discentes do curso de ciências contábeis da universidade federal da paraíba: um estudo sobre as deficiências no ensino e sua relação com a preparação profissional para o mercado de trabalho. João Pessoa: [s.n.].

GONÇALVES, A. P. et al. O mercado de trabalho na percepção dos estudantes de ciências contábeis. Revista Empreenda UNITOLEDO, n. 1, p. 123–140, 2020.

JUNIOR, J. T. et al. Análise da percepção dos alunos do curso de ciências contábeis sobre a sua preparação frente às exigências para o mercado de trabalho. [s.l: s.n.].

LAMMEL, A. O. et al. O mercado de trabalho segundo os egressos do curso de ciências contábeis de uma IES privada no norte mato-grossense. Juina: [s.n.].

LAW, P. K. A theory of reasoned action model of accounting students’ career choice in public accounting practices in the post-Enron. Journal of Applied Accounting Research, v. 11, n. 1, p. 58–73, 1 jun. 2010.

LEITE, P. L.; LEITE, M. D. B. O Perfil dos Contadores egressos do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina. Revista de Psicologia, v. 13, n. 46, p. 193–211, 29 jul. 2019.

MIRANDA, C. DE S.; ARAÚJO, A. M. P.; MIRANDA, R. A. DE M. Perfil e expectativas dos ingressantes do curso de ciências contábeis: um estudo em instituições de ensino superior do interior paulista. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, v. 5, n. 1, p. 04–20, 26 jan. 2015.

MOURA, M. M. S. G. DE; FILHO, R. N. L. The perception of students of the course of accounting sciences regarding its academic training in relation to the labor market. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 1, p. 386–415, 2019.

OLIVEIRA, M. S. DE. A disciplina contabilidade tributária e o mercado de trabalho. Revista de Gestão e Secretariado, v. 14, n. 1, p. 110–132, 9 jan. 2023.

OSWALD-EGG, M. E.; RENOLD, U. No experience, no employment: The effect of vocational education and training work experience on labour market outcomes after higher education. Economics of Education Review, v. 80, p. 102065, 1 fev. 2021.

PAN, P.; PERERA, H. Market relevance of university accounting programs: Evidence from Australia. Accounting Forum, v. 36, n. 2, p. 91–108, 28 jun. 2012.

PIRES, C. B.; OTT, E.; DAMACENA, C. Training and labor market demand for accountants in the Porto Alegre (RS, Brazil) metropolitan area. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos (ISSN: 1984-8196), v. 7, n. 4, p. 315–327, 2010.

POLITELO, L.; MANFROI, L.; CUNHA, P. R. O Mercado de Trabalho na Percepção dos Concluintes do Curso de Ciências Contábeis. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 12, n. 35, p. 79–98, 31 jul. 2013.

PREIS, B. R. DA S. et al. Ensino em contabilidade: uma análise do perfil dos estudantes do curso de ciências contábeis quanto à sua percepção do mercado de trabalho e o seu grau de capacitação. Cadernos da FUCAMP, v. 12, n. 16, p. 60–78, 17 maio 2013.

SAMSURI, A. S. B.; ARIFIN, T. R. B. T.; HUSSION, S. B. Perception of Undergraduate Accounting Students towards Professional Accounting Career. International Journal of Academic Research in Accounting, Finance and Management Sciences, v. 6, n. 3, 17 jun. 2016.

SOUZA, M. A. DE; VERGILINO, C. DA S. Administração: Ensino e Pesquisa (RAEP). Administração: Ensino e Pesquisa, v. 13, n. 1, p. 195–236, 31 mar. 2012.

SOUZA, J. F. D. Perfil e perspectivas da profissão contábil para os formandos em Ciências Contábeis das universidades públicas do estado da Paraíba. [s.l: s.n.].

STEIGLEDER, C. L.; PEREIRA, T. P. A contabilidade e o mercado de trabalho: o perfil de empregabilidade profissional dos egressos do curso de ciências contábeis da FACCAT. [s.l: s.n.].

TONIN, J. M. DA F. et al. The Accountant: estereótipos do contador e os efeitos na autoimagem de estudantes e profissionais contábeis. Revista Catarinense da Ciência Contábil, v. 19, n. 0, p. 1–17, 14 dez. 2020.

UYAR, A.; GUNGORMUS, A. H.; KUZEY, C. Factors Affecting Students Career Choice In Accounting: The Case Of A Turkish University. American Journal of Business Education (AJBE), v. 4, n. 10, p. 29–38, 30 set. 2011.

WOLLINGER, H.; MARTINS, Z. B.; MARINHO, S. V. Relação entre estilos de aprendizagem e a percepção das competências adquiridas: um estudo com discentes do curso de graduação em Ciências Contábeis. Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, v. 26, n. 2, p. 39–59, 2021.

YANTO, H. et al. Graduates Accounting Competencies In Global Business: Perceptions of Indonesian Practitioners and Academics. Academy of Accounting and Financial Studies Journal, v. 22, n. 3, p. 0–230, 2018.

Downloads

Publicado

2023-08-29

Edição

Seção

Artigos