INDEXADORES E DIRETÓRIOS

1. Reserva-se ao Editor o direito de fazer a revisão dos aspectos linguísticos, da tradução, formatação e das normas técnicas dos artigos. Se essas alterações forem feitas antes da publicação, o(s) autor(es) receberá(ão) uma prova para revisão, que, devidamente validada, deverá retornar em até quinze dias úteis, a contar do recebimento. Se as indicações não forem encaminhadas dentro do prazo indicado, os artigos serão publicados conforme o texto encaminhado ao(s) autor(es);
2. Solicita-se aos autores, antes da submissão, especial atenção aos seguintes aspectos em relação a uma estrutura mínima do artigo que, entre outros, devem estar presentes no texto: introdução com a explicitação do problema que gerou a pesquisa, objetivos claros e pertinentes e a forma como foi realizado o estudo que gerou o artigo; uma ou mais seções com a revisão teórica ou o estado da arte; e, uma ou mais seções com a apresentação da discussão dos resultados. Estas seções podem ter títulos diversificados e específicos. Também, sugere-se a observância em relação à pertinência à linha editorial e áreas de interesse da revista.
3. NÃO serão cobradas dos autores, taxas de qualquer natureza, para submissão ou publicação de artigos.
Após a avaliação preliminar realizada pela equipe editorial, os manuscritos serão submetidos à apreciação de um ou dois pareceristas ad hoc, vinculados a instituições distintas da(s) instituição(ões) de origem do(s) autor(es), por meio do sistema de avaliação duplo-cega (double blind peer review), assegurando o anonimato entre autores e avaliadores.
Os trabalhos serão analisados quanto aos seguintes critérios:
Adequação do título ao conteúdo do artigo;
Estrutura e organização do texto científico;
Clareza na apresentação do problema de pesquisa;
Definição e pertinência dos objetivos;
Coerência e rigor metodológico;
Apresentação dos resultados e sua respectiva discussão;
Clareza, precisão e inteligibilidade das informações;
Conformidade das citações e referências às normas técnicas adotadas pela revista;
Alinhamento à linha editorial e ao foco e escopo da publicação.
Os artigos submetidos deverão conter entre 12 (doze) e 20 (vinte) páginas, observadas as normas editoriais vigentes da revista.
Os consultores preenchem um formulário de parecer (encaminhado pelo Editor), aceitando, recusando ou recomendando correções e/ou adequações necessárias. Todo parecer incluirá sua fundamentação. Esse processo de avaliação inicial poderá durar 1 (um) ou dois (2) meses, dependendo do número de artigos no fluxo contínuo no período e, principalmente, da disponibilidade de avaliadores pareceristas.
O processo de avaliação por pares preservará a identidade dos autores, e suas afiliações, e dos avaliadores pareceristas.
Após o retorno dos pareceres dos consultores, o manuscrito é avaliado pelo Editor que pode solicitar outros ajustes antes da aprovação final.
Em alguns casos, o editor pode ainda solicitar pareceres do Conselho Editorial antes da decisão pela aprovação ou rejeição do artigo.
Em caso de identificação de plágio no manuscrito, tanto pelos avaliadores como pelos editores, a submissão será rejeitada e arquivada e os autores informados.
A decisão editorial é então comunicada ao(s) autor(es).