Gestão rural e agência: um estudo dos orizicultores da região do Vale do Rio Pardo-RS

Autores

  • Ricardo Tatsch
  • Cidonea Machado Deponti

DOI:

https://doi.org/10.26767/1662

Resumo

O presente artigo objetiva compreender a visão que os orizicultores possuem sobre gestão rural com base no conceito de agência. A pesquisa desenvolveu-se no contexto da região do Vale do Rio Pardo nos municípios de Candelária, Pantano Grande e Rio Pardo. A abordagem teórica utilizada foi a Perspectiva Orientada ao Ator (POA). Essa perspectiva traz o olhar dos atores que vivem esse cotidiano e ali desenvolvem estratégias que permitem a sua sobrevivência no meio rural. Para coleta dos dados utilizou-se as técnicas de observação e entrevistas estruturadas. Para a análise dos dados apresenta-se um cruzamento de dados quantitativos obtidos através das entrevistas, buscando traçar o perfil geral dos produtores e de suas propriedades e análise das respostas com base nas categorias predeterminadas e na abordagem teórica. Como resultados da pesquisa destaca-se a forma como os agricultores desenvolvem seus saberes, lutam por autonomia, diferenciam-se uns dos outros e agem para transformar a realidade em que vivem. Observou-se que os orizicultores possuem um amplo conhecimento empírico sobre a gestão de suas propriedades, mas falta-lhes o conhecimento técnico, que pode ser um forte aliado em sua manutenção no meio rural. Concluiu-se, a partir dos dados levantados, a possibilidade de inter-relacionar o conceito de agência com o de gestão rural, ou seja, quanto maior a agência maior a capacidade de gerenciamento da propriedade rural.

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Publicado

2020-04-02

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Artigos