Desenvolvimento rural e economia local: evolução e diferenciação dos sistemas agrários e o surgimento e a consolidação da rizicultura no município de Itaqui

Juliana Vargas Ceretta, Marlise A. Reinehr Dal Forno, Márcia dos Santos R. Berreta, Daniela Garcez Wives, Luciano Silva Figueiredo

Resumo


Esta pesquisa historiográfica do Município de Itaqui analisou como as evoluções dos diferentes sistemas agrários influenciaram no surgimento e na consolidação da rizicultura na economia local. Para isso, reconstituiu-se a evolução dos sistemas agrários do Município de Itaqui, diferenciando-os conforme o período histórico, apontando os fatores sociais, econômicos, políticos e ambientais que condicionaram o surgimento e a consolidação da rizicultura no Município. A metodologia apresenta-se num estudo qualitativo e historiográfico, alicerçado na abordagem dos sistemas agrários. A pesquisa apontou que o sistema agrário de Itaqui está estruturado em duas fases: a pré-capitalista e capitalista monopolista financeira. A partir disso, pode-se concluir que a base econômica municipal está diretamente relacionada com o tipo de sistema agrário implantado nesse Município, o que reflete na primeira colocação do ranking nacional na produção de arroz na safra de 2012/13. Além da produção, Itaqui constituiu uma imponente estrutura industrial para o armazenamento e beneficiamento do grão, consolidando a prática desse monocultivo na região da Fronteira Oeste.


Texto completo:

PDF

Referências


COUTO, J. As missões americanas na origem da expulsão da Companhia de Jesus de Portugal e seus domínios ultramarinos. In: A expulsão dos jesuítas dos Domínios Portugueses. 250º aniversário. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2009.

COLVERO, R. B., ASSIS, A. A. O. Itaqui nas Fronteiras Ibero-Americanas: 1801-1889. São Borja: Faith, 2012.

COLVERO, R.B., SERRES, H.S. O Saladeiro São Felipe de Itaqui: 1910-1930. Porto Alegre: Faith, 2009.

DELAZERI, J. Quando o Homem Chegou ao Sul do Brasil, Rancho Gaúcho. Disponível em: < http://www.ranchogaucho.com/historia1.cfm .> Acesso em: 09 de mar. de 2013

DUFUMIER, M. Projetos de desenvolvimento agrícola: manual para especialistas. Salvador: EDUFBA, 2007.

FERNANDES V. D. Dinâmica dos Sistemas Agrários na Fronteira Oeste: Santana do Livramento (século XV-XX). PAMPA SEM FRONTEIRAS – Disponível em: Acesso em: 19 de abril de 2013.

GONÇALVES, J. S. Agricultura sob a Égide do Capital Financeiro: Passo Rumo ao Aprofundamento do Desenvolvimento Dos Agronegócios; 2005. Informações Econômicas, SP, v.35, n.4, abr. 2005. Disponível em: Acesso em: 28 fev. de 2013.

IBGE- Instituto brasileiro de geografia e estatísticas. Censo Agropecuário 2010, Itaqui, RS. Disponível em: Acesso em: 17 de mar. de 2013.

IRGA- Instituto riograndense de arroz, Informações de Mercado, Safras. Disponível em: Acesso em: 30 de maio de 2013.

IRGA, Instituto riograndense de arroz. Clima, Município de Itaqui-RS. Disponível em: Acesso em: 12 de abril de 2013.

KAGEYAMA, A. Desenvolvimento rural: conceito e medida. Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v. 21, n. 3, p. 379-408, set./dez. 2004.

LIMA, A. J. P.; BASSO, N.; NEUMANN, P.S.; SANTOS, A. C.; MüLLER, A. G. Administração da unidade de produção familiar: modalidades de trabalho com agricultores. 2 ed. Ijuí: Ed. Unijuí, 2001.

LIMA, S. S., O Cultivo de Noz Pecã no Município de Itaqui-RS: O Estudo de Caso do Sítio Parintins. Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação Tecnológica em Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural - Plageder, UFRGS, 2011.

LOPES, C. H. Surgimento E Consolidação Do Sistema Capitalista, Trabalho Acadêmico do Curso de Ciências Contábeis na FP, 2006. Disponível em: Acesso em: 19 de maio de 2013.

MARENCO C. V. F.; MARTINS N. C. Itaqui 120 anos. São Borja: Faith. 1979.

MAZOYER, M.; ROUDART, L. História das agriculturas do mundo: do neolítico à crise contemporânea. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.

MIGUEL A. L.; (Org). Dinâmica e Diferenciação dos Sistemas Agrários, UAB/UFRGS- Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Série Ensino a Distância. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009

PAHIM, J. Itaqui O Portal do Rio Grande. Ed. Novigraf : ITAQUI-RS, 2003.

PESAVENTO, S. J. História do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1980.

PONT, R. Campos Realengos, formação da fronteira sudoeste do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Renascença,1983.

SAINT-HILAIRE, A. de; Viagem ao Rio Grande do Sul. Tradução de Adroaldo Mesquita da Costa. Porto Alegre: Martins Livreiro, 1987.

SANTOS, P. C. dos. Agenda 150: Um passeio pelos carrilhões do tempo pretérito itaquiense. Ed. Novigraf: Itaqui, 2008.

SERRES, S. H.; A Estância De La Cruz E Sua Formação; Disponível em: . Acesso em: 03 de maio de 2013.

SINDICATO RURAL DE ITAQUI. Disponível em . Acesso em: 15 março de 2013.




DOI: https://doi.org/10.26767/coloquio.v11i1.89

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.