Condicionantes sociológicas do consumo de hortaliças no Brasil: um estudo exploratório

Autores

  • Paulo Freire Mello Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). https://orcid.org/0000-0003-1361-5875
  • Maria Thereza Macedo Pedroso Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
  • Marcelo Perilo pesquisador inddependente

DOI:

https://doi.org/10.26767/coloquio.v20i3,%20jul./set..2592

Resumo

Um questionário on line aplicado em 2021, com 852 respostas em 186 municípios brasileiros, permitiu validar a relação da preocupação com segurança dos alimentos e o consumo de quatro grupos de hortaliças com as seguintes variáveis: escolaridade, idade, raça, gênero, atividade profissional e renda mensal. Destas, escolaridade e gênero se mostraram as variáveis mais importantes, confirmando a ideia de que o consumo alimentar é estruturado socialmente, tendo o capital cultural como elemento central. Adicionalmente, pensar o consumo de hortaliças em sua complexidade permite uma melhor observação de suas tendências.

Biografia do Autor

Paulo Freire Mello, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Doutorado em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Servidor Público do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

Maria Thereza Macedo Pedroso, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)

Doutorado em Estudos Comparados sobre as Américas (UnB). Pesquisadora da EMBRAPA Hortaliças.

Marcelo Perilo, pesquisador inddependente

Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Consultor em políticas públicas (Meswork).

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Publicado

2023-07-23

Edição

Seção

Artigos