Envelhecimento populacional: um olhar sobre as melhores cidades brasileiras para se envelhecer e a influência da cultura da cooperação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26767/coloquio.v20i3,%20jul./set..2538

Palavras-chave:

Envelhecimento populacional, Cidades, Cultura da Cooperação, Qualidade de vida

Resumo

Em um mundo em que mais da metade das pessoas vivem em cidades é preciso pensar em políticas públicas voltadas para a infraestrutura, qualidade de vida, serviços adequados para os idosos envelhecer nos centros urbanos. É nesta perspectiva que o presente estudo busca analisar o índice de desenvolvimento urbano para a longevidade (IDL), verificando quais são as cidades brasileiras que estão mais preparadas para o envelhecimento de sua população e como a cultura da cooperação contribui através de políticas públicas voltadas para a melhoria da qualidade de vida da população idosa nas cidades brasileiras. As principais cidades brasileiras (grandes e pequenas) para se envelhecer segundo o índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL) de 2020, são: São Caetano do Sul (SP), Santos (SP) e Porto Alegre (RS). Já as cidades pequenas mais bem colocadas são: Adamantina (SP), Vinhedo (SP) e Lins (SP). O índice apresenta indicadores agrupados em 7 variáveis que são avaliados conforme cada uma das cidades. Enfim, verificou-se que o número de brasileiros com idade superior aos 60 anos cresce ano após anos nos municípios e aumenta a preocupação com a preparação das cidades para suportar os desafios impostos pelo envelhecimento populacional. Percebe-se que algumas cidades, segundo o IDL possuem infraestrutura, políticas públicas e recursos plenamente satisfatórios para a qualidade de vida e bem-estar da população idosa em seu espaço urbano. Porém, ainda existem muitas cidades que enfrentam dificuldades para a construção de ambientes planejados que ofereçam oportunidades de manter ativos e engajados os idosos da sociedade. 

Biografia do Autor

Luiza Fracaro Polleto, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Airton Adelar Mueller, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Doutorado em Sociologia (Freie Universität Berlin). Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Nelson José Thesing, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Doutorado em Integração Regional (UFPEL). Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Sérgio Luis Allebrandt, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

Doutorado em Desenvolvimento Regional (UNISC). Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).

Tatiane Batista Boeno Peno Nogueira, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUI

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ).  

Referências

EUSTÁQUIO, José; ALVES, Diniz; CAVENAGHI, Suzana. O rápido e intenso processo de envelhecimento populacional no Brasil. In: CÔRTE, Beltrina. LOPES, Ruth Gelehrter Costa (Orgs.). Longeviver, políticas e mercado. São Paulo. Portal Edições, 2019

ARRUDA, Marcos. Globalização e sociedade civil: repensando o cooperativismo no contexto da cidadania ativa. Rio de Janeiro: Pacs – Instituto Políticas Alternativas Para o Cone Sul, 1996.

BRASIL. Portaria n. 1395, de 10 de dezembro de 1999. O Ministro de Estado da Saúde, no uso de suas atribuições, e considerando a necessidade de o setor saúde dispor de uma política devidamente expressa relacionada à saúde do idoso; a conclusão do processo de elaboração da referida política, que envolveu consultas a diferentes segmentos direta e indiretamente envolvidos com o tema; e a aprovação da proposta da política mencionada pela Comissão Intergestores Tripartite e pelo Conselho Nacional de Saúde.

BRASIL. Lei n. 10.741, de 1º de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Brasília, DF, 2003.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988

BRASIL. Lei nº. 8. 842, de 4 de janeiro de 1994. Dispõe sobre a política nacional do idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Brasília, DF, 1994.

COLET, Daniela Siqueira. A cooperação no contexto das transformações sociais e do desenvolvimento local: o caso da rota das salamarias – RS. Gestão & Regionalidade – n. 102, v. 34, set-dez/2018. Disponível em :https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_gestao/article/view/4180/2576. Acesso em 21 abri 2021.

FRANTZ, Walter, 2002: Afinal, por que existem cooperativas e qual seu significado social? In: MÂNFIO, Antônio João (coord). Capacitação para um jeito novo de ser colono. Frederico Westphalen, Ed. da URI, 2002, (Coleção Universidade do Agricultor, 2), pág. 28-35.

FRANTZ, Walter; HILGERT, Vagner; CORRÊA, Ricardo. A história do cooperativismo de crédito em Panambi: uma trajetória de 75 anos. Ijuí. Editora: Unijuí, 2006.

FRANTZ, Walter. Sociologia do desenvolvimento I. Ijuí. Editora: Unijuí, 2010.

HADDAD, Eduardo. A.; VIEIRA, Renato. S. Mobilidade, acessibilidade e produtividade: nota sobre a valoração econômica do tempo de viagem na região metropolitana de São Paulo. Revista de Economia Contemporânea, v. 19, n. 3, 2015.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Populações e cidades. Portal Eletrônico do IBGE, 2018. Disponível em: https:// www.ibge.gov.br. Acesso em: 18 jun/2021.

INSTITUTO MONGERAL AEGON. Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL). 2020. Disponível em: https://institutodelongevidademag.org/longevidade-e-cidades/idl/relatorios# Acesso em 08 jul 2021.

KALACHE, Alexandre; VERAS, Renato Peixoto; RAMOS, Luiz Roberto. O envelhecimento da população mundial. Um desafio novo. Revista de Saúde pública. São Paulo, v. 21, n.3, 200-10, 1987.

MACHADO, Mariza Helena; LIMA, Josiane Palma. Avaliação multicritério da acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida: um estudo na região central de Itajubá (MG). Urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana, v. 7, n. 3, 2015.

MONTEIRO, Luiz Cristina Antoniossi; ZAZZETTA, Marisa Silvana; JUNIOR, Miguel Etinger de Araújo. Sustentabilidade: relação entre espaço urbano e envelhecimento ativo. Portal de Periódicos da Univali. Disponível em https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/nej/article/view/7197. Acesso em Jul 2021

OCERGS- SESCOOP/RS. Expressão do cooperativismo gaúcho ano-base 2019. 2020. Disponível em: https://www.sescooprs.coop.br/app/uploads/2020/07/expressao-cooperativismo-gaucho-2020-ano-base-2019-consolidado.pdf. Acesso em 21 abr 2021.

OLIVEIRA, Antônio Deusivam de; RAMOS, Oswaldo Alcanfor; PANHOCA, Ivone; ALVES, Vera Lúcia dos Santos. A intersetorialidade nas políticas públicas para o envelhecimento no Brasil. Revista Kairós, São Paulo (SP), v.17, n. 2, p.91-103, 2014. Disponível em: https://olhe.org.br/biblioteca/021-intersetorialidade.pdf. Acesso em 25 mai 2021.

OMS - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Guia global das cidades amigas das pessoas idosas. 2008. Versão traduzida para o português. Disponível em: https://www.who.int/ageing/GuiaAFCPortuguese.pdf. Acesso em 16 Jul 2021.

ONU, United nations, department of economic and social affairs The United Nations, Population Division, Population Estimates and Projections Section, 2012. Disponível em: https://www-un-org.translate.goog/en/development/desa/publications/world-population-prospects-the-2012-revision.html?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt-BR&_x_tr_pto=sc. Acesso em 16 jul 2021.

ONU Assembleia Geral das Nações Unidas. Population Portal Eletrônico da ONU Brasil 2018. Disponível em: https://brasil.un.org/. Acesso em 13 mar 2020.

PIAGET, J. Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro: Forense, 1973.

PINHO, Diva Benevides. Evolução do Pensamento Cooperativo e o Cooperativismo Brasileiro - Manual do Cooperativismo. São Paulo: CNPq /BNCC/OCB/BRASCOOP, 1984. v. 1.

RODRIGUES, Sérgio Luís Leal. Direito cooperativo. Ijuí. Editroa: Unijuí, 2011.

RODRIGUES, Rosalina Aparecida Partezani; KUSUMOTA, Luciana; MARQUES, Sueli; FABRÍCIO, Suzele Cristina Coelho; CRUZ, Idiane Rosset; LANGE, Celmira. Política nacional de atenção ao idoso e a contribuição da enfermagem. Texto Contexto Enferm. Florianópolis, 16 (3): 536-45, 2007;

ROCHA, Georgia Barreira Fernandes. Algumas políticas públicas para a pessoa idosa. Revista Longeviver. Ano I, n. 3, Jul/Ago/Set, São Paulo, 2019.

SOUSA, Liliana; GALANTE, Helena; FIGUEIREDO, Daniela. Qualidade de vida e bem estar dos idosos: um estudo exploratório na população portuguesa. Revista de Saúde Pública, v. 37, 2003.

SINGER, Paul. Introdução à economia solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2002.

THESING, Nelson José. Por um mundo melhor: Cooperação e desenvolvimento. 1 ed. Porto Alegre, Editora: Buqui, 2015

UNITED NATIONS. Department of Economic Population Dynamics. World Population Prospects, 2019. Disponivel em: https://population.un.org/wpp/Graphs/DemographicProfiles/Pyramid/76. Acesso em 15 jul 2021.

Downloads

Publicado

2023-07-23

Edição

Seção

Artigos