O ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais visando a aprendizagem significativa

Autores

  • Zenar Pedro Schein FACCAT
  • Maria Eloisa Farias ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.26767/22

Resumo

Investigar possibilidades de aprimorar o desenvolvimento regional é papel de pesquisadores que estão preocupados com essa demanda. Para refletir sobre isso é importante destacar a função da educação nesse contexto envolvendo a análise sobre a prática docente das professoras. Nesse sentido, o artigo exposto é um recorte da tese de doutoramento do autor 1 que objetiva analisar se a prática unidocente de professores visa a aprendizagem significativa dos alunos. Por isso, no ano de 2012, desenvolveu-se uma tese investigativa envolvendo o ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em escolas públicas municipais de Taquara/RS. Como resultado, observou-se que diversos aspectos metodológicos, entre eles, a contextualização e a apresentação de novas formas de ensino, a valorização do conhecimento demonstrado pelo aluno, o ensino através da prática, entre outros, tendem ao desenvolvimento de uma aprendizagem significativa nos anos iniciais.  Conclui-se, com base nos resultados encontrados, que os aspectos metodológicos utilizados pelas professoras pode ir ao encontro da aprendizagem significativa e promover o conhecimento reflexivo por parte do aluno.

Biografia do Autor

Zenar Pedro Schein, FACCAT

Graduado em Ciências, Matemática e Física. Mestrado em Educação em Ciências e Matemática. Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática.

Maria Eloisa Farias, ULBRA

Doutora em Educação. Professora do PPGECIM/ULBRA

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Publicado

2014-03-25

Edição

Seção

Artigos