Comunicação Colaborativa, Relacionamento e Interdisciplinaridade: o caso Te Liga! Onde você quer chegar?

Déborah Beutler, Diego Perboni, Giovana Tizato, Maria Graziela da Silva, Mariana Pretto, Michaele Deves, Verônica da Silva, Marley Rodrigues

Resumo


Alunos da disciplina de Projetos Experimentais, do curso de Relações Públicas da Faccat, iniciaram suas atividades na disciplina de Projetos Experimentais com o desafio de trabalhar os temas comunicação colaborativa e relacionamento alinhados a interdisciplinaridade. Após um processo criativo em vários encontros, os acadêmicos optaram por trabalhar com algo direcionado a alunos do ensino médio de escolas do Vale do Paranhana, onde está inserida a Faccat. Assim, esse projeto buscou identificar como esses alunos obtinham informações pertinentes sobre as principais áreas do conhecimento, como Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Ciências Humanas e Ciências Sociais, para se direcionarem academicamente e profissionalmente, após o término do Ensino Médio. Foi pensada uma forma de aproximação atrativa, que pudesse despertar a atenção desses alunos. Buscou-se, então, alguma ferramenta fundamentada no mundo virtual e nas interações geradas a partir dele e, também na comunicação colaborativa. Assim surgiu o projeto “Te Liga! Onde você quer chegar?” que consistiu em uma plataforma interativa on-line, para alunos do ensino médio, com um Quiz de perguntas que remetiam ao cotidiano desse aluno e, que ao final, de acordo com as respostas escolhidas, o resultado levaria até a sua área de conhecimento e os cursos oferecidos por cada uma, onde encontrariam informações pertinentes, possibilitando, assim, esses alunos se direcionarem academicamente e profissionalmente, após o término do Ensino Médio. Com esse projeto foi possível compartilhar conhecimentos e experiências para a construção de ideias inovadoras.

Texto completo:

PDF

Referências


DEETZ, Stanley. A ascensão dos modelos de governança de stakeholders e o consequente redesenho da comunicação. In: KUNSCH, Margarida M. (Org.) A comunicação na gestão da sustentabilidade das organizações. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2009.

_________. Comunicação Organizacional: fundamentos e desafios. In: MARCHIORI, Marlene. (Org.) Comunicação e organização: reflexões, processos e práticas. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2010.

FACCAT. Projeto Pedagógico Institucional. Taquara: Faccat, 2016.

FAZENDA, Ivani C. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003.

GADOTTI, Moacir. Interdisciplinaridade: atitude e método. São Paulo: Instituto Paulo Freire. Disponível: . Acesso em: 18 nov. 2016.  

GOLDMAN, Lucien. Dialética e cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

RODRIGUES, Marley de Almeida Tavares. Proposta de dimensões de relacionamento em Relações Públicas com Stakeholders Internos. 299 f. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre: 2010

SIMÕES, Roberto Porto. Relações públicas: função política. São Paulo: Summus, 1995.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.