Pesquisa aplicada no ensino em comunicação:

contribuições do laboratório Lab 4C para a prática publicitária e a formação discente

Autores

Resumo

Este artigo explora o papel da pesquisa aplicada em comunicação, focando nas contribuições dos laboratórios de pesquisa para a formação discente e a prática publicitária. O objetivo é investigar como esses espaços podem potencializar a aprendizagem, integrando teoria e prática. Utilizando o Lab 4C (Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas) da Universidade de São Paulo como estudo de caso, a metodologia incluiu o debate sobre a aplicação dos discentes de técnicas de neurociência do consumo, como o uso de eye tracker, em uma disciplina da graduação em publicidade e propaganda para avaliar respostas a estímulos comunicacionais. Os resultados indicam que a utilização de tecnologias avançadas em ambientes laboratoriais favorece a compreensão dos fenômenos comunicacionais, promove um aprendizado mais crítico e prepara os alunos para os desafios do mercado contemporâneo.

Palavras-chave: Ensino; Comunicação; Tecnologia; Eye tracker; Publicidade e Propaganda.

 

Biografia do Autor

Vinícius Alves Sarralheiro, Universidade de São Paulo (USP)

Doutorando e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (PPGCOM/USP). É coordenador do Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (Lab 4C - ECA/USP).

Aline Fernandes de Souza, Universidade de São Paulo (USP)

Mestranda em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo (USP). Atua como CX Research Manager e é pesquisadora do Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas  (Lab 4C - ECA-USP).

Sushila Vieira Claro, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Educação, Linguagem e Psicologia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). 

Referências

ANVISA. Rotulagem nutricional: novas regras entram em vigor em 120 dias. Brasília, 1988. Disponível em: <https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2022/rotulagem-nutricional-novas-regras-entram-em-vigor-em-120-dias>. Acesso: 31 de ago. 2024.

BOLLS, P.; WEBER, R.; LANG, A.; POTTER, R. Media psychophysiology and neuroscience: Bringing brain science into media processes and effects research. In: OLIVER, M. B.; RANEY, A.; BRYANT, J. (Eds.), Media effects: Advances in theory and research (4th ed., pp. 195–210). New York, NY: Routledge, 2019.

BORONCZYK, F.; RUMPF, C.; BREUER, C. Determinants of viewer attention in concurrent event sponsorship. International Journal of Sports Marketing and Sponsorship, v. 19, n.1, 11-24, 2018.

BRAGA, J.L. A prática da pesquisa em Comunicação: abordagem metodológica como tomada de decisões. E-Compós. v.14, n.1, Jan-Abr, 2011.

CAMARGO, P. Comportamento do consumidor: a biologia, anatomia e fisiologia do consumo. Ribeirão Preto: Novo Conceito, 2010.

CANAL USP. Competências do Professor (aula 7, parte I). São Paulo, 2011a. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=hYwQmkR2iBQ&list=PLaBwkCN9uhUuYt6KPoS4LcK0sNHZV3yy4&index=14>. Acesso em 31 de ago. 2024.

CANAL USP. Competências do Professor (aula 7, parte II). São Paulo, 2011b. Disponível em:<https://www.youtube.com/watch?v=GCkbM5S0K40&list=PLaBwkCN9uhUuYt6KPoS4LcK0sNHZV3yy4&index=15>. Acesso em 31 de ago. 2024.

CASADO‐ARANDA, L.; SÁNCHEZ‐FERNÁNDEZ, J.; IBÁÑEZ-ZAPATA, J. Evaluating communication effectiveness through eye tracking: benefits, state of the art, and unresolved questions. International Journal of Business Communication, v. 60, n.1, 24-61, 2020.

DENG, T. A new approach to advertising education: the transformative impact of a collaborative research laboratory. Journal of Advertising Education, v. 27(2), p. 117-133, 2023.

FALK, E. B. Communication neuroscience as a tool for health psychologists. Health Psychology, Washington, v. 29, n. 4, p. 355-357, jul. 2010.

Fidelis, B., Oliveira, J., Giraldi, J., Santos, R. Sexual appeal in print media advertising: effects on brand recall and fixation time. Research Journal of Textile and Apparel, v.21, n.1, 42-58, 2017. https://doi.org/10.1108/rjta-12-2016-0033

GARRISON, K., O’MALLEY, S., GUEORGUIEVA, R., KRISHNAN‐SARIN, S. A fmri study on the impact of advertising for flavored e-cigarettes on susceptible young adults. Drug and Alcohol Dependence, 186, 233-241, 2018. https://doi.org/10.1016/j.drugalcdep.2018.01.026

KAUFMAN, A., KLEIN, E., KOBLITZ, A., PRICE, S. A vision for eye-tracking research in tobacco regulatory science. Tobacco Regulatory Science, v. 4, n.6, 3-7, 2018.

KAWANO, D. R. O uso do eye tracker nos estudos de consumo de mídia: contribuições da neurociência diante do cenário midiatizado. In: Comunicação, Cultura e Mídias Sociais. XIV Congresso Internacional de Comunicação Ibercom. Anais, 2015.

KAWANO, D. R.; BATISTA, L. L.; SILVA, P. H. M. L.; SILVA, C. E. Podem as marcas medir e compreender a eficácia de suas fachadas? Um estudo de atenção visual com o eye tracking. Signos do Consumo, São Paulo, v. 14, n. 1, p.1-13, 2022.

KHACHATRYAN, H. and RIHN, A. Eye-tracking methodology and applications in consumer research. Edis, v.4, n.7, 2014. https://doi.org/10.32473/edis-fe947-2014

LAB 4C. Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas – Lab 4C. São Paulo, 2024. Disponível em: <https://lab4c.eca.usp.br/>. Acesso: 31 de ago. 2024.

LANG, A. Discipline in crisis? The shifting paradigm of mass communication research. Communication Theory, v. 23, n. 1, p. 10-24, 2013.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2008.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004.

LIBÂNEO, J. C.; DE OLIVEIRA, J. F.; TOSCHI, M. S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2017.

LIEBERMAN, M. D. Social cognitive neuroscience. In: FISKE, S. T.; GILBERT, D. T. e LINDZEY, G. (Eds.). Handbook of Social Psychology. 5. ed. New York: McGraw-Hill, p. 143–193, 2010.

LOO, E., GREBITUS, C., NAYGA, R., & ROOSEN, J. On the measurement of consumer preferences and food choice behavior: the relation between visual attention and choices. Applied Economic Perspectives and Policy, v. 40, n.4, 538-562, 2018. https://doi.org/10.1093/aepp/ppy022

LOPES, M. I. V. de. Reflexividade e relacionismo como questões epistemológicas na pesquisa empírica em comunicação. In: BRAGA, J. L.; LOPES, M. I. V. de; MARTINO, L. C. (Orgs.). Pesquisa empírica em Comunicação. São Paulo: Paulus, 2010.

MAIA, M. Processos bottom-up e top-down no rastreamento ocular de imagens. Revista Veredas, v. 12, n. 2, 2008.

MEERNIK, C., JARMAN, K., WRIGHT, S., KLEIN, E., GOLDSTEIN, A., RANNEY, L. Eye tracking outcomes in tobacco control regulation and communication: a systematic review. Tobacco Regulatory Science, v.2(4), 377-403, 2016.

NEUMANN, A.; VILATA, I.; LEÓN, X.; GARCIA, P.; NAVARRO, L.; LOPEZ, E. Community-lab: architecture of a community networking testbed for the future internet. In: IEEE 8th International Conference on Wireless and Mobile Computing, Networking and Communications (WiMob), Barcelona, Spain, p. 620-627, 2012.

PIETERS, R.; WARLOP, L.; WEDEL, M. Breaking through the clutter: benefits of advertisement originality and familiarity for brand attention and memory. Management Science, Catonsville, MD, v. 48, n. 6, p. 765-781, 2002.

RAVAJA, N. Contributions of psychophysiology to media research: Review and recommendations. Media Psychology, v. 6, n. 2, p. 193-235, 2004.

RENÓ, D. Pesquisa aplicada em comunicação: uma tendência necessária. C&S – São Bernardo do Campo, v. 36, n. 1, p. 7-30, jul./dez. 2014.

SÁNCHEZ‐FERNÁNDEZ, J., CASADO‐ARANDA, L., BASTIDAS-MANZANO, A. Consumer neuroscience techniques in advertising research: a bibliometric citation analysis. Sustainability, v. 13(3), 1589, 2021.

SANTOS, R., OLIVEIRA, J., ROCHA, J., GIRALDI, J. Eye tracking in neuromarketing: a research agenda for marketing studies. International Journal of Psychological Studies, v. 7, n.1, 2015.

SAVIANI, D. Educação brasileira: estrutura e sistema. [E-book]. Campinas: Autores Associados, 2018.

SAVIANI, D. Escola e Democracia: polêmicas do nosso tempo. Campinas: Autores associados, 2000.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica. São Paulo: Autores Associados, 2005.

SCHLOCHAUER, C. Lifelong learners: o poder do aprendizado contínuo. São Paulo: Editora Gente, 2021.

SCOTT, N., GREEN, C., FAIRLEY, S. Investigation of the use of eye tracking to examine tourism advertising effectiveness. Current Issues in Tourism, v. 19, n. 7, p. 634-642, 2015.

YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. Porto Alegre, RS: Bookman, 2001.

YU, J., PENG, X., YAN, M. Effects of age on memory for pragmatic implications in advertising. Journal of Pacific Rim Psychology, v.15, 2021.

Downloads

Publicado

2024-12-23

Edição

Seção

Dossiê - Tecnologias e Práticas no Ensino para o Consumo Consciente