BookTok e consumo de livros:
a percepção de influência da comunidade virtual na experiência de leitura da Geração Z
Resumo
A pesquisa explora a influência da comunidade virtual BookTok no consumo de livros entre jovens da Geração Z que residem na região metropolitana de Porto Alegre/RS. Seu objetivo passa por compreender como esse público percebe o impacto do BookTok em seus hábitos de consumo (plataforma de leitura, gêneros escolhidos, aquisição de obras). Além de apresentar uma revisão bibliográfica sobre mídias sociais, comunidades virtuais e consumo, é realizado exercício empírico, de caráter qualitativo, em que seis jovens são entrevistadas. Essa ação subsidia dados sobre a relação com o BookTok e a percepção de seu consumo de livros. Os dados são tratados a partir da técnica de análise do conteúdo, auxiliando a reflexão crítica sobre consumo de livros e comunidades virtuais. Os resultados apontam para duas categorias e onze subcategorias: fatores que influenciam o consumo de livros (contexto, comunidades, influenciadores, validação e conteúdo) e fatores influenciados no consumo (livros, autores, gêneros, canal de compra, plataformas de leitura e hábitos).
Palavras-chave: Consumo; Livros; BookTok; TikTok; Comunidades virtuais.
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