Competências: construção e articulação do conhecimento em tempos de pandemia

Autores

  • Shirlei Alexandra Fetter UNILASALLE
  • Denise Regina Quaresma da Silva UNILASALLE
  • Raquel Karpinski UFRGS

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar um diálogo entre a interdisciplinaridade: pedagogia de projetos à constituição da identidade profissional docente. A proposta está articulada com práticas experienciadas que constituem a identidade profissional docente; afirmamos que, ser docente é assumir-se como profissional e compartilhar o fruto do saber próprio. O procedimento metodológico, aplicado neste trabalho, contempla um estudo qualitativo, através de fatos narrados e de práticas pedagógicas realizadas, por uma docente, em uma escola na região do Vale do Paranhana/RS. Como resultado, destacamos que a identidade profissional docente se constitui como uma interação entre a pessoa e as experiências individuais e profissionais. Desta forma, concluímos que a identidade docente se constrói e se constitui constantemente.

Biografia do Autor

Shirlei Alexandra Fetter, UNILASALLE

Estuda Doutorado em Educação na Universidade La Salle - Linha de Pesquisa Formação de Professores, Teorias e Práticas Educativas - Bolsista Capes.

Denise Regina Quaresma da Silva, UNILASALLE

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq, CA Ed., Pós Doutora em Estudos de Gênero pela UCES - Argentina, possui graduação em Psicologia, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atualmente é professora da Universidade La Salle - Canoas, onde atua no Curso de Psicologia e no PPG em Educação, orientando Mestrado e Doutorado.

Raquel Karpinski, UFRGS

Doutoranda pela UFRGS. Mestre em Educação pela UFRGS na Linha de Pesquisa Universidade Teoria e Prática.

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Publicado

2020-12-30

Edição

Seção

Dossiê - Práticas educacionais e inovação em tempos de isolamento social (artigos completos e relatos)