TECNOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR: UMA PESQUISA SOBRE O USO PELO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO
Resumen
O advento das tecnologias trouxe diversas transformação à sociedade contemporânea. Muitas mudanças estão ocorrendo e alteram a forma como as pessoas se comunicam, passam o tempo, acessam informações e interagem. Pensando nesse contexto, buscamos nesse estudo averiguar um ambiente que vem modificando-se com a chegada das tecnologias, mas não de modo tão dinâmico, o ambiente educacional. Focamos nosso olhar a um ambiente educacional específico, a universidade pública, onde são formados futuros professores. Assim, socializamos neste artigo os resultados de uma pesquisa realizada no ano de 2016 que teve como objetivo identificar se a relação entre professor e aluno sofreu alterações com a chegada das tecnologias de informação e comunicação (TICs). Trata-se de uma pesquisa qualitativa com perspectiva interpretativista, realizada com professores de uma universidade pública do estado de Mato Grosso que discorreram sobre momentos diferentes de sua atuação, períodos em que as TICs ainda não estavam tão presentes no contexto acadêmico e sobre a atualidade, onde alguns recursos já estão disponíveis e também em que muitos acadêmicos dispõem desses recursos. Os dados foram coletados via formulário on-line, sistematizados em planilhas, organizadas de acordo com as categorias investigadas: planejamento, repasse de informações, disponibilização de materiais e acompanhamento a produção dos acadêmicos. Para análise e discussão dos dados pautamo-nos nos estudos de Alda (2012), Moran (2010), Straub (2009), entre outros que tratam da chegada das tecnologias na educação, das implicações de seus usos nos contextos educacionais e da formação de professores para uso das TICs. Os resultados demonstraram que os professores passaram a utilizar as tecnologias de informação e comunicação em suas ações pedagógicas, mas não de modo tão frequente. Essas tecnologias trouxeram mudanças à atuação do professor e são, na atualidade, mediadoras das relações entre professor e aluno no ensino superior e contribuem para o processo de ensino e aprendizagem. Entretanto há a necessidade de o ambiente de ensino ser melhor estruturado para o uso dos recursos tecnológicos disponíveis, bem como, os professores ambientados a eles.Descargas
Publicado
2017-11-10
Número
Sección
Artigos (temáticas livres)