CULTURA POMERANA E TECNOLOGIAS: A ETNOMATEMÁTICA ARTICULADA COM O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA
Resumen
Esta pesquisa é baseada no estudo da geometria envolvendo a cultura pomerana. Qualitativa e atrelada na investigação de conhecimentos geométricos algébricos, na arquitetura rural de um município do Rio Grande do Sul. Nesta definição, relaciona-se o contexto social, que vem a fazer uso da Etnomatemática, na visão cultural do conhecimento geométrico, baseado nos detalhes das casas típicas pomeranas da região onde a pesquisa foi realizada. Para materializar o estudo, os alunos realizaram uma coleta de fotografias dessas construções para analisar as formas geométricas presentes nas mesmas, bem como fazer cálculos de áreas e perímetros. Na realização da pesquisa, foi utilizado o software GeoGebra como recurso tecnológico auxiliar, onde se concretizou o estudo com as projeções similares das arquiteturas, indo de encontro com a matemática, onde realizou-se os cálculos. As atividades foram realizadas em uma Escola de Ensino Médio, em um período de sete meses nas aulas de matemática de uma turma de primeiro ano do Ensino Médio, declarados pertencentes da cultura pomerana. O objetivo desse estudo é o resgate da cultura pomerana pela valorização dos traços presentes na arquitetura, cujos detalhes contemplam as formas geométricas, que podem se constituir agentes de promoção do ensino da Geometria com a utilização dos recursos do software GeoGebra. O desenvolvimento desta pesquisa é retratar uma atividade diferenciada na abordagem do conteúdo de Geometria Plana, para a identificação e cálculos de figuras geométricas (quadrado, triângulo, etc.). Acredita-se que o estudo estimulou nos alunos outra forma de integrar a matemática a sua realidade, vivenciando a cultura.Descargas
Publicado
2017-11-10
Número
Sección
Artigos (temáticas livres)