ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR: UM APOIO DAS TECNOLOGIAS

Autores/as

  • Luciane INOCENTE
  • Angélica TOMMASINI
  • Ana Sara CASTAMAN
  • Andréia Mendiola MARCON

Resumen

O presente trabalho trata das estratégias pedagógicas. Entende-se que estas facilitam o processo de ensino e de aprendizagem.  Assim, esta pesquisa tem por finalidade refletir sobre as estratégias pedagógicas para a inclusão escolar, a partir do apoio das tecnologias. A metodologia empregada remete a uma pesquisa bibliográfica, por meio de autores que discorrem sobre esta temática. Pretende-se em um primeiro momento uma aproximação teórica de como as estratégias pedagógicas podem auxiliar na inclusão escolar; em um segundo momento como o uso das tecnologias facilitam as práticas pedagógicas inclusivas. E, por fim, aborda-se exemplos de ferramentas/estratégias pedagógicas tecnológicas utilizadas nas escolas. Conclui-se que a inclusão é uma necessidade que implica em um esforço de atualização e reestruturação das condições de infraestrutura e pedagógicas da maioria das escolas brasileiras. Para uma efetiva implementação do modelo inclusivo na educação, faz-se necessária uma profunda reorganização escolar, que vai além da aceitação e respeito do estudante, como também no uso de estratégias de ensino nas práticas pedagógicas, a partir das tecnologias. Atualmente, com o crescente desenvolvimento da tecnologia, surgem ferramentas tecnológicas digitais que tornam os ambientes de aprendizagem em espaços interativos, em que o professor assume o papel de mediador do conhecimento, estimulando o estudante a ser pensante e inovador, criador e construtor de sua própria aprendizagem. Considera-se assim, a tecnologia como uma ferramenta educacional de modo a contribuir com processos educacionais inclusivos auxiliando os docentes nas suas práticas pedagógicas

Publicado

2017-11-10