DIÁRIO DIGITAL: DESAFIO PARA OS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Autores/as

  • Tamires Lourdes Souza
  • Mariana Barbosa Assis
  • Webner Pereira Knupp
  • Juliana Santiago da Silva

Resumen

As Tecnologias da informação e comunicação estão presentes em todos os lugares e recentemente chegou às escolas da rede pública de ensino, na forma de Diário Escolar Digital. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo analisar os desafios enfrentados pelos profissionais de educação, de uma escola da rede estadual de uma cidade mineira, quanto ao manuseio do Diário Digital. A metodologia envolveu a aplicação de um questionário contendo sete perguntas. Somente os profissionais da educação presentes na reunião de módulo, da referida escola, participaram da pesquisa. Quanto ao preparo para o manuseio do diário digital, a maioria dos profissionais pesquisados disseram ter capacidade satisfatória (n=14), mas um número significativo (n=12) disseram ter preparo insatisfatório.  Os participantes (n=12) da pesquisa relataram ter dificuldades para instalar o aplicativo no celular. Os profissionais sugerem que, para melhor acessar o sistema e ter maior agilidade das atividades no diário, seria necessário que a internet fosse disponível em toda a área escolar, assim também como que esta deveria ter melhor qualidade. Conclui-se que O diário digital é uma ferramenta tecnológica inovadora. Entretanto, é necessário um melhoramento das ferramentas do mesmo, assim como um preparo satisfatório deste dos profissionais da educação.

Publicado

2017-11-10