ANÁLISE SOBRE A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS NO FACEBOOK DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores/as

  • Francisco Ranulfo Freitas Martins Júnior
  • Juliana Moreira Silva
  • Francisca Alice de Lima

Resumen

Blended learning é uma expressão usada para explicar como um modelo educativo pode ser amparado por metodologias híbridas que viabilizam o processo de ensino e aprendizagem. Essas metodologias fazem parte duma educação que pode ser promovida tanto presencialmente como a distância. Os recursos didáticos utilizados em ambas as modalidades são integrados as práticas educativas, que passam a não ser restritas ao tempo e ao espaço e condicionam situações dialógicas entre os partícipes, de forma síncrona e/ou assíncrona. Desse modo, educar presencialmente agrega os princípios do educar a distância, criando um modelo misto, denominado por estudiosos do assunto como semipresencial. Nele, os princípios tradicionais que regem o ensino e a aprendizagem são aderidos aos princípios modernos da Educação a Distancia, outorgando a fusão destes num novo modelo promotor de ações educativas que prezam pela interação, colaboração e cooperação. Entretanto, para que tais ações sejam planejadas e desempenhas por profissional habilitado e capacitado, é necessário que a formação dele contenha, no currículo que a irá reger, um conjunto de orientações que integrem ao conhecimento cientifico o uso pedagógico de tecnologias digitais. O praticar a tecnologia de forma didático-pedagógica é um saber atual exigido ao professor, por isso ele deve ser municiado de habilidades e competências para a inclusão de recursos midiáticos na prática docente, fazendo com que as formações científica e cidadã de seus alunos progridam em ritmo similar ao avanço tecnológico global. Diante deste cenário, que já se faz presente no meio educacional, este artigo se propõe a demonstrar como professores em formação fizeram uso educativo de uma das atuais tecnologias passíveis de aplicação em educação, à rede social Facebook. Analisar como eles informaram ter ocorrido à realização de sete atividades didáticas em um grupo criado dessa rede, foi o objetivo da pesquisa. A experiência vivenciada por eles e expressa por meio de respostas dadas a um questionário semiestruturado foi obtida ao final da disciplina de Didática das Ciências, oferecida às licenciaturas em ciências exatas de uma universidade pública estadual cearense. Portanto, o trabalho despendido esteve fundamentado nos pressupostos do blended learning. A análise dos dados colhidos, processada quali-quantitativamente, permite apontar como principais resultados: i) adequação do prazo estabelecido para a realização das atividades, ii) fácil compreensão das atividades requeridas, pois foram elaboradas com crivo pedagógico e iii) contribuições, discussões e finalidade exitosa estabelecidas por três delas ao bem da educação científica.

Publicado

2017-11-10