ANÁLISE INVESTIGATIVA DE ESCRITAS METACOGNITIVAS DE ALUNOS E A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

Autores/as

  • Gerson Scherdien Altenburg
  • Cristina Franz Strelow
  • Antônio Maurício Medeiros Alves

Resumen

O presente trabalho é parte do projeto de dissertação do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – Mestrado Profissional – UFPel, tem como objetivo analisar a contribuição da escrita no processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática, de forma a promover um melhor desempenho dos alunos nessa disciplina. Dessa forma, foi proposto aos alunos nas aulas de Matemática uma produção escrita reflexiva, na forma de cadernos de metacognição, nos quais buscamos investigar e analisar como os alunos estavam aprendendo, de que forma eles estavam aprendendo e o que não estavam entendendo, para que durante o processo de planejamento pudéssemos fazer intervenções pedagógicas para que a aprendizagem fosse significativa. Os participantes da pesquisa foram os alunos da turma de 9º ano, do ano de 2016, de uma escola pública municipal, em São Lourenço do Sul, Rio Grande do Sul. Esses alunos eram muito dispostos em participar de atividades diferenciadas que pudesse contribuir com sua  aprendizagem. Essa é uma pesquisa na área da educação numa abordagem qualitativa, pois considerou todo o processo, de como o aluno aprendeu bem como o resultado final, o que aprendeu. Para análise dos dados coletados foi utilizada a ATD (Análise Textual Discursiva), que corresponde a uma metodologia de análise de informações de natureza qualitativa com a finalidade de produzir novas compreensões sobre os fenômenos e discursos. Assim, como analisamos as escritas referentes a cada aula, procuramos compreender o processo de aprendizagem dos alunos, a partir de suas produções escritas. Ao realizar essa análise da forma pretendida, por meio da ATD, a intenção no metatexto é problematizar as contribuições dessa prática para e nas aulas de Matemática.

Publicado

2017-11-10