RECURSOS TECNOLÓGICOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: A EXPERIÊNCIA DA RADIONOVELA EM UMA TURMA DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA REDE MUNICIPAL
Resumen
Este artigo relata o uso da radionovela no ensino de Língua Portuguesa e reflete sobre as possibilidades de inserção das tecnologias nos anos Finais do Ensino Fundamental numa rede pública municipal. O objetivo foi verificar a influência da adaptação das tecnologias na elaboração de uma radionovela como estratégia para estimular a autonomia dos alunos e a socialização por meio de trabalho em grupo, além de estimular outras formas de aprendizagem por meio de tecnologias. Tendo em vista uma aprendizagem significativa, este trabalho buscou a motivação dos alunos para além da criação, para o desenvolvimento de uma postura ativa em relação ao aprendizado. Portanto, a construção da radionovela possibilitou aos alunos reconhecerem o gênero textual e suas características por meio de uma atividade lúdica e interativa. A metodologia contou com um momento prévio de estudo do tema da radionovela em sala de aula, a elaboração de histórias em pequenos grupos, ensaios, culminando com a exibição de suas novelas por meio dos equipamentos tecnológicos para o restante da turma. Constatamos, com essas atividades, um aumento da motivação entre os alunos quando desafiados a interagirem com diferentes recursos tecnológicos. Embora os alunos sejam nativos digitais, o domínio destas ferramentas tecnológicas em espaços formais, como a escola, pode exigir dos alunos um conjunto de competências que devem ser construídas para fins de aprendizagens nestes contextos.Descargas
Publicado
2017-11-10
Número
Sección
Artigos (temáticas livres)