Desinteresse de estudantes do Ensino Médio pela escola:

elementos do paradigma da Educação OnLIFE para compreensão de lacunas de desempenho do sistema de ensino brasileiro

Autores/as

Resumen

A crise socioecológica global, exacerbada pelos desafios enfrentados por populações vulneráveis, é particularmente pertinente no Brasil, um país marcado por profundas desigualdades sociais, episódios significativos de mudanças climáticas e uma realidade educacional preocupante. Aqui, recorta-se para o Ensino Médio, pensando especificamente as estratégias da escola que formam consciência para o desenvolvimento sustentável e regenerativo e o desinteresse dos estudantes com a rotina escolar (Possa, 2018; 2023). O estudo adota um paradigma de pesquisa interpretativo e utiliza no lastro maior como método principal a Teoria Ator-Rede (Latour, 2005), incluindo nas etapas intermediárias metodologias como estudo de caso, recortando as capitais dos Estados brasileiros, com técnicas de entrevistas, questionários, grupos focais, análise documental e análise de conteúdo. A pesquisa tenta responder como as tecnologias digitais figuram nas práticas formativas voltadas à Educação Ambiental em escolas de Ensino Médio das 27 capitais brasileiras. Os resultados revelam lacuna de formação de professores para adoção de estratégias de educação que integram tecnologias no paradigma da educação OnLIFE (Moreira; Schlemmer, 2020). O desinteresse dos estudantes com as rotinas escolares é descrito com seis categorias de análise. Além de manifestações de insatisfação com o modelo de ensino, descompasso geracional e alegada falta de clareza dos propósitos de determinados conteúdos curriculares, os jovens desenham um cenário de desmotivação, o que dificulta perspectivas críticas e emancipatórias para a transformação social e a melhoria da vida como um todo na transição à cultura digital e cidadania em meio à Terceira Revolução Industrial (Rifkin, 2011).

Palavras-chave: Educação OnLIFE; Ensino Médio; Terceira Revolução Industrial; Consumo consciente; Desenvolvimento sustentável.

Biografía del autor/a

André Possa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC)

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorando em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), sob supervisão do professor Doutor Massimo Di Felice. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC).

Massimo Di Felice, Universidade de São Paulo (ECA/USP)

Pós-Doutor em Sociologia pela Universidade Paris Descartes V - Sorbonne (França). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Titular da Universidade de São Paulo (USP), ministrando aulas no Programa em Ciências Ambientais (PROCAM-USP) do Instituto de Energia e Ambiente (IEE-USP) e na Graduação da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 2. Professor visitante nas Universidades, Università Roma III (Itália), Université Paul-Valéry Montpellier III (França), Universidade Lusófona (Portugal). Líder do Centro Internacional de Pesquisa Atopos (ECA/USP).

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Publicado

2024-12-23

Número

Sección

Dossiê - Tecnologias e Práticas no Ensino para o Consumo Consciente