Astrofísica estelar:

concepção de participantes de uma atividade de divulgação científica

Autores

Resumo

Este é um artigo do campo da educação científica que investiga o uso de temas de Astrofísica estelar em atividades de divulgação científica e de ensino da Física. Durante o seu transcorrer foram analisadas as possibilidades educacionais do trabalho com a Física estelar em ações educacionais para o processo de aprendizagem de leis e conceitos científicos. Foi feita uma revisão bibliográfica e foram avaliados recursos didáticos que podem ser utilizados de forma remota para o ensino de Astronomia. Na pesquisa foi estruturada uma atividade de divulgação científica sobre conceitos de Astrofísica estelar, que foi implementada de forma remota, pela internet, devido à pandemia de Covid-19. As respostas dadas por N=27 participantes a um questionário disponibilizado de modo online durante a apresentação ajudaram a compreender diversas concepções e ideias das pessoas sobre temas relacionados ao estudo das estrelas e áreas adjacentes. Em geral, os dados revelaram que existe um grande interesse do público por temas da Astronomia, da Astrofísica e da Cosmologia. Além disso, os resultados indicaram a relevância para o processo de aprendizagem da aproximação entre os conhecimentos escolares e os interesses dos alunos pelos temas tratados.

Biografia do Autor

Maria Carolina Carvalho Rodrigues, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Licencianda em Física no Instituto Federal de São Paulo (IFSP/Caraguatatuba). Integrante do projeto de extensão "Ensino de Astrofísica estelar por meio de recursos tecnológicos e digitais" no IFSP.

Ricardo Roberto Plaza Teixeira, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Doutor e Mestre em Física pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professor Titular do Instituto Federal de São Paulo - câmpus Caraguatatuba (IFSC).

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Publicado

2021-12-21

Edição

Seção

Dossiê - Experiências síncronas e assíncronas no Ensino (artigos completos e relatos)