O uso de metodologias ativas no ensino remoto com alunos de uma IES durante a pandemia do Covid-19

Autores/as

Resumen

Este artigo apresenta uma série de relatos acerca das práticas empíricas realizadas pelos professores dos cursos de Comunicação e Design de uma instituição de ensino superior (IES) localizada no Rio Grande do Sul. Tais discussões condizem, especificamente, ao uso de metodologias ativas no modelo de ensino remoto ao vivo (síncrono) com alunos durante o período da pandemia do Covid-19 (de março à abril de 2020). Desta forma, além de apresentar uma base teórica acerca de metodologias ativas e da inovação no processo de ensino e aprendizado através das tecnologias da informação e comunicação (TICs), este trabalho também se baseia numa metodologia descritiva, na qual uma série de práticas educacionais mediadas por computadores são relatadas e confrontadas com os pensamentos dos teóricos, num exercício crítico que tem o objetivo de compartilhar vivências docentes com a comunidade científica.

Biografía del autor/a

Augusto Rodrigues Parada, Faccat

Doutor em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Coordenador dos cursos de Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Design e professor das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).

Valmir Mateus dos Santos Portal, Faccat

Mestre em Desenvolvimento Regional pelas Faculdade Integradas de Taquara (Faccat). Professor das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).

Marley de Almeida Tavares Rodrigues, Faccat

Doutora em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)

Eduardo Zilles Borba, Faccat

Doutor em Ciências da Comunicação e Informação pela Universidade Fernando Pessoa (UFP/Portugal). Professor-convidado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional das Faculdades Integradas de Taquara (PPGDR/Faccat) e professor das graduações na Faccat.

Citas

ARGHODE, V.; BRIEGER, E.; MCLEAN, G. Adult learning theories: implications for online instruction. European Journal of Training and Development. [S.l.]. v.41, n.7, p.503-609, 2017.

ANASTASIOU, L.; ALVES, L. Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Ed. Univille, 2019.

BERBEL, N. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas. Londrina, v.32, n.1, p. 25-40, jan./jun, 2011

BUSSOLOTTI, J.; DE SOUZA, M.; DA CUNHA, V. O World Café como uma possibilidade interdisciplinar de aprendizagem ativa. CIET: EnPED, 2018.

DE LIMA, K.; DE LIMA, K.; OLIVEIRA, M.C. Metodologia ativda e inovadora no processo de ensino e aprendizagem: design thinking. Revista Científica On-line-Tecnologia, Gestão e Humanismo. [S.l]. v.9, n.2, p.55-68, 2019.

FACCAT – Faculdades Integradas de Taquara. Projeto Político Pedagógico 2015/2020. Taquara, 2015.

FILATRO, A.; LOUREIRO, A.C. Novos produtos para a educação 5.0. São Paulo: Artesanato Educacional, 2020.

GONÇALVES, L.; GIACOMAZZO, G.; RODRIGUES, F.; MACAIA, B. Gamificação na Educação: um modelo conceitual de apoio ao planejamento em uma proposta pedagógica. In: V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2016). 2016. Disponível em: <https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/6818/4703>. Acesso em 30 de Nov. 2020.

HULON, S.; TUCKER; M.; GREEN, A. Virtual Professional Learning for In-Service Teachers to Support Teaching and Learning in Online Environments. In: FERDING, R.; BAUMGARTNER, E.; HARTSHORNE, R.; KAPLAN-RAKOWSKI, R; MOUZA, C. (Eds). (2020). Teaching, Technology, and Teacher Education During the COVID-19 Pandemic: Stories from the Field. Association for the Advancement of Computing in Education (AACE). Disponível em: <https://www.learntechlib.org/p/216903/>. Acesso em: 12 de Nov. 2020.

LENHARDT, A.; FONTANA, E. Políticas Públicas de acesso à internet: a (possível) cobrança de dados e a consequente mitigação do acesso à internet no país. In: XII Seminário Nacional Demandas Sociais e Políticas Públicas. Disponível em:< https://online.unisc.br/acadnet/anais/index.php/snpp/article/view/14723>. Acesso em: 23 de Nov. 2020.

PORTAL, V.M. Cultura Audiovisual de Jovens Estudantes na Contemporaneidade (região do paranhana, Rio Grande do Sul). Dissertação de Mestrado (Mestrado em Desenvolvimento Regional). Faculdades Integradas de Taquara, Taquara, 2020.

PRINCE, K.; SWANSON, J.; KING, K. Navigating the future of learning: forecast 5.0. (2018). Disponível em: <https://knowledgeworks.org/wp-content/uploads/2018/11/forecast-5-future-learning.pdf>. Acesso em: 16 de Nov. 2020.

REDMOND, T.; HENSON, J. The Transcendent Power of Remix: cultivating creativity, story, and student voice in online learning. In: FERDING, R.; BAUMGARTNER, E.; HARTSHORNE, R.; KAPLAN-RAKOWSKI, R; MOUZA, C. (Eds). (2020). Teaching, Technology, and Teacher Education During the COVID-19 Pandemic: Stories from the Field. Association for the Advancement of Computing in Education (AACE). Disponível em: <https://www.learntechlib.org/p/216903/>. Acesso em: 12 de Nov. 2020.

SOARES, Aline Bairros; MIRANDA, Pauline Vielmo; SMANIOTTO, Cláudia Barin. Potencial pedagógico do podcast no ensino superior. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 7, n. 1, 2018.

TOYOHARA, D.; SENA, G.; ARAUJO, A.; AKAMATSU, J. Aprendizagem Baseada em Projetos–uma nova Estratégia de Ensino para o Desenvolvimento de Projetos. (2010). Disponível em: <http://each.uspnet.usp.br/pbl2010/trabs/trabalhos/TC0174-1.pdf>. Acesso em: 30 Nov. 2020.

WILSON, S. The Flipped Class: a method to address the challenges of an undergraduate statistics course. Teaching of Psychology, Philadelphia. [S.l.]. v.40, n 3, p.193-199, 2013.

VARGO, S. Teaching by Debate. Manuscript submitted for publication (2012). Disponível em: <http://www.usma.edu/cfe/literature/v argo_12.pdf>. Acesso em: 16/11/2020.

ZILLES BORBA, E.; RODRIGUES, M.; GREGGIANIN, M.; PARADA, A. Vozes Ativas: relato de uma dinâmica de grupo para compreender a percepção dos estudantes de Comunicação e Design sobre os cursos. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar. Taquara, v.8, n.1, 2019.

Publicado

2020-12-30

Número

Sección

Dossiê - Práticas educacionais e inovação em tempos de isolamento social (artigos completos e relatos)