A UTILIZAÇÃO DO PODCAST COMO UMA FERRAMENTA INOVADORA NO CONTEXTO EDUCACIONAL
Resumen
No cenário atual, as atividades cotidianas têm sido modificadas com o avanço das diversas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) que despontam na sociedade contemporânea. O uso de diferentes recursos, como computadores, tablets, e Smartphones tem motivado, não apenas as práticas sociais, mas também os processos de ensino e de aprendizagem. Diante de tais mudanças ocorridas no âmbito social, é notável a preocupação de pesquisadores, de diferentes áreas do saber, em buscar novas formas de agregar as tecnologias no contexto educacional. Com base nesses pressupostos, o presente trabalho visa apontar as potencialidades e desafios do uso do podcast como uma alternativa de mediação pedagógica e de melhoria do processo de construção do conhecimento, assim como compreender em quais áreas do saber o mesmo tem sido mais explorado. Para isso, realizou-se uma busca na base de dados Portal de Periódicos CAPES, a fim de traçar um panorama quanto ao uso do podcast na educação. Estabeleceu-se como critérios de inclusão os artigos publicados no último 5 anos (2013-2018), que continham os termos “podcast” e “education”, considerando artigos publicados em português, inglês e espanhol, avaliados por pares. Adotou-se como critério de exclusão para análise os artigos que não possuíam estas palavras chave, ou as possuíam, mas não relacionavam a podcast na educação. Os artigos retornantes foram analisados e categorizados a posteriori em: potencialidades acadêmicas pedagógicas, desafios, problemas e fatores dificultantes para sua produção e utilização como material didático. A busca retornou um total de 516 artigos, destes, apenas 51 artigos se enquadram nos critérios de inclusão. A maior parte dos trabalhos eram da área da saúde, seguidos da área de linguagens e por fim a educação infantil. Os resultados da análise apontam como principais potencialidades pedagógicas, motivacionais e desafios como o planejamento do equipamento a se utilizar, até à escolha do editor áudio, passando pela reflexão sobre as finalidades e objectivos a atingir. Apenas 9 artigos abordam o uso dos podcasts como material didático. Dos trabalhos analisados poucos fazem referência ao uso do podcast no contexto educacional Brasileiro. A partir disso apontamos que essa temática ainda requer um estudo contínuo de forma a apontar as possibilidades e desafios de inserção das mídias na Educação, ainda que sendo uma realidade um pouco distante para algumas escolas do Brasil.