APRENDENDO QUÍMICA COM LABORATÓRIOS VIRTUAIS
Abstract
O ensino de química tem sido abordado, na maior parte das vezes, com foco no conteúdo e não no aluno. Este fato pode estar associado ao mesmo ser considerado muito complexo e desinteressante. Nesse sentido, o presente trabalho traz um relato de experiência sobre o uso dos laboratórios virtuais como elemento de mediação do ensino aprendizagem, num viés de resolução de problemas. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa ação participativa, considerando como sujeitos 31 alunos de uma turma de nono ano do ensino fundamental, de uma escola da rede pública de ensino da cidade de Santa Maria/RS. O problema foi apresentado por meio de uma história em quadrinhos, a qual requeria o uso dos laboratórios virtuais para solução. Após a atividade foi aplicado um questionário contendo quatro questões fechadas e duas abertas para avaliar a experiência. No decorrer da proposta, pode-se observar o interesse e a facilidade de uso dos recursos educacionais propostos pelos alunos, o que demonstra grande fluência em seu uso. Os resultados obtidos possibilitam afirmar que o uso de recursos didáticos como as histórias em quadrinhos, proporcionam aos alunos uma linguagem mais acessível para abordar os conteúdos da disciplina, além de instigá-los por ser uma experimentação investigativa. Além disso, atividades diversificadas e centradas no aluno promovem um maior interesse por parte dos alunos em buscarem o conhecimento, além de desenvolver habilidades como iniciativa, criatividade, visão e pensamento crítico.Downloads
Published
2017-11-10
Issue
Section
Artigos (temáticas livres)