O AVANÇO DAS PUBLICAÇÕES SOBRE A ROBÓTICA EDUCACIONAL COMO POSSÍVEL POTENCIALIZADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Abstract
A robótica vem se destacando no cenário educacional, despertando, nos alunos, o potencial criativo, crítico e a motivação para a descoberta. Tendo em vista essas potencialidades, este artigo objetiva apresentar e analisar o avanço das publicações, de 2010 até o mês de junho do ano de 2017, através de uma revisão sistemática da literatura (RSL), acerca de como a robótica está sendo utilizada no processo educacional e quais as suas potencialidades no processo de ensino-aprendizagem. Para que a RSL fosse realizada, houveram questões norteadoras, que possibilitaram a extração das informações dos arquivos analisados e, também, alguns critérios de inclusão e de exclusão para a seleção das produções. Foram encontrados 72 arquivos e selecionados um total de 6, que serviram de base para a pesquisa. Mediante a leitura dos arquivos, conseguimos perceber que a robótica está sendo utilizada no contexto educacional de maneira potencializadora, com metodologias dinâmicas e com o incentivo ao trabalho colaborativo, onde é permitido que os educandos brinquem, questionem, construam e discutam, elevando, assim, o fator motivacional e a autonomia, despertando o ser crítico, além de ser uma ferramenta interdisciplinar, podendo ser utilizada em todas as áreas do conhecimento.Downloads
Published
2017-11-10
Issue
Section
Artigos (temáticas livres)